BlogBola

Tentando dar alguma razão à emoção do futebol

2 de mai. de 2006

Quem quer aparecer mais?

escrito por Raphael Perret @ 00:34


Romeu, do Flu, disputa bola com Ramon, correndo risco de piorar fratura no nariz graças ao árbitro


Não bastasse o vereador que pediu a mudança do jogo, aceita pelo Ministério Público, mais personagens quiseram aparecer mais que os jogadores no Vasco x Flu de domingo. Primeiro, aquele de sempre, o presidente do Vasco, Eurico Miranda. Apesar de ter razão, meteu os pés pelas mãos ao determinar a entrada do time reserva. Para preservar os titulares que disputam vaga na semifinal da Copa do Brasil diante do Volta Redonda? Hum... O Vasco já foi maior do que isso. Não cola.

Depois de Eurico, veio o juiz, Wilson de Souza Mendonça. Ele proibiu que Romeu, atleta do Fluminense, jogasse com a manjadíssima máscara protetora no rosto, que o jogador usava para evitar uma piora na fratura no nariz. Ainda que a máscara já tenha sido aprovada pela Fifa, o árbitro impediu o uso do artefato, alegando que ela põe em risco a integridade dos jogadores. Com uma autoridade que sobrepujou, inclusive, a orientação da Fifa.

Apesar de tudo e de todos, Fluminense e Vasco fizeram um bom jogo. Amarrado no início e que foi se soltando aos poucos. O time reserva cruzmaltino segurou o ímpeto do tricolor e arrancou um bom empate.

(Vasco 1 x 1 Fluminense, Maracanã, Rio de Janeiro, 30/04/2006, 3ª rodada do Campeonato Brasileiro)

***

Aliás, essa história de poupar jogadores é muito recente. Lembro que os times, antes, disputavam dois ou três torneios ao mesmo tempo e raramente davam esse luxo aos atletas, com exceção de casos especiais (como, por exemplo, quando havia longas viagens ou o intervalo entre as partidas era muito curto, o que não acontece agora).

A questão é controversa. Teoricamente, se o time titular disputa todos os jogos, tem mais chances de vencer. Contudo, a tendência é que o preparo físico vá diminuindo e, portanto, a equipe entra em campo em desvantagem diante do adversário. Sobretudo no futebol de hoje, no qual a força e a resistência são itens fundamentais para a vitória.

Mas e o torcedor? Times reservas não atraem o cidadão ao estádio. E o Campeonato Brasileiro? No sistema de pontos corridos, abrir mão deles pode significar abrir mão do título.

***

Sobre o Flamengo, solto aqui um dado revelado pela transmissão da Globo. Aos 30, 35 do segundo tempo, o time carioca tinha feito 32 passes errados, enquanto o Inter entregou a bola ao adversário somente 9 vezes. Fica fácil, portanto, entender o porquê do resultado.

Mas o erro do árbitro Elvécio Zequetto foi determinante. Ele expulsou Obina injustamente, e num momento em que o Flamengo pressionava. Mesmo assim, o rubro-negro, com 10 a menos, lutou até o fim, principalmente depois que o habilidoso Valter Minhoca entrou em campo, mas esbarrou na muralha colorada, de forte, leal e competente marcação. Depois, tendo que correr mais por causa da expulsão, o Flamengo cansou e cedeu espaço ao Inter, que não aumentou graças à boa atuação de Diego.

Uma derrota, mas que não foi humilhante, já que o Flamengo atuou com garra e honradez.

E um resultado que comprova que não se escala Fernando, autor da falta que originou o gol do Inter, impunemente.

(Internacional 1 x 0 Flamengo, Beira-Rio, Porto Alegre, 30/04/2006, 3ª rodada do Campeonato Brasileiro)

***

O time do Flamengo é limitado. E, dentro de suas limitações, tem se apresentado bem, com raça e sempre tentando a vitória. Foi assim que conseguiu bons resultados no Maracanã e fez apresentações razoáveis fora do Rio. No ritmo que está, pode conseguir uma colocação sem riscos no final do campeonato.

Mas a pergunta que não quer calar é: onde estava o representante do clube na reunião que aprovou a tabela do Brasileirão? O time já enfrentou São Paulo e Internacional e, até a 10ª rodada, a última antes da Copa do Mundo, pega Botafogo (um clássico), Cruzeiro, Santos, Fluminense, Palmeiras e Corinthians. Com essa seqüência de pedreiras e uma eventual série de maus resultados, será preciso muita garra e honradez para sustentar uma excelente recuperação.

***

Quando tá feia a coisa, a sorte tira férias. O Palmeiras vencia por 1 a 0 o clássico contra o Santos, quando, de repente, a bola entra no gol do Verdão depois de bater, sem querer, nas costas de Paulo Baier.

E, no finzinho, Reinaldo, já desequilibrado, toca fraquinho, fraquinho, na saída de Sérgio. A bola bate caprichosamente na perna do goleiro, sobe muitos metros, ganha magicamente uma aceleração totalmente injustificada e um efeito milagroso, e recai quicando, mansamente, no fundo do gol do Palmeiras.

Se eu fosse o técnico, escalava o time pra jogar na retranca contra o São Paulo. É jogo decisivo, vale o primeiro semestre e não é de bom tom correr grandes riscos.

(Palmeiras 1 x 2 Santos, Parque Antártica, São Paulo, 30/04/2006, 3ª rodada do Campeonato Brasileiro)

***

A média de gols do Brasileiro aumentou neste fim de semana. Na rodada, foi de 3,3 por jogo. Ao todo, é de 2,57. Ainda é baixa.

E a terceira rodada foi a grande prova do equilíbrio da competição. O Atlético-PR, que perdeu as duas primeiras, meteu 4 a 0 no Botafogo no Maracanã. E o Paraná, que sequer havia marcado um golzinho, fez cinco na vitória de 5 a 2 sobre o Grêmio, no Pinheirão. Sem falar no Figueirense, vindo de um 6 a 1 imposto sobre o Palmeiras, que perdeu em casa por 2 a 0 para o Cruzeiro.

Na rodada do fim de semana que vem, chamam a atenção, claro, os clássicos locais Corinthians x São Paulo, duelo de candidatos ao título, e Flamengo x Botafogo, times cariocas que vêm de derrotas. O Palmeiras se recuperará diante do São Caetano, no ABC? E o Inter, manterá a boa fase jogando contra um ressurgido Atlético-PR, na incendiária Arena da Baixada?

Perguntas que ganham contornos mais emocionantes principalmente se forem feitas às vésperas dos jogos, quando o clima de todos eles estará influenciado pelo resultado das quartas-de-final da Copa do Brasil e das oitavas da Libertadores.

2 Comentários:

Em 11:56, Blogger Daniel F. Silva falou...

O Eurico já deu desculpas melhores pra botar um time reserva...

P.S.: Obrigado pela inclusão do Golblog FC entre as páginas recomendadas. Só tem uma coisa: o endereço correto é www.golblogfc.blogspot.com. Como está agora, vai pra outra página, italiana, que nada tem a ver com futebol. Abração.

 
Em 16:38, Blogger Raphael Perret falou...

Oi, Daniel, desculpe, vou corrigir. Coloquei meio na pressa e errei. Valeu!

 

Postar um comentário

<< Home