A bagunça começou cedo
escrito por Raphael Perret @ 13:26
O Vasco disse que jogaria em São Januário e seu time se apresentou lá. O Fluminense foi informado de que a partida seria no Maracanã e, junto com o árbitro, se deslocou para o ex-maior do mundo. Claro que não houve futebol, apenas um episódio vexaminoso do futebol brasileiro.
Não, não estou me adiantando aos fatos que podem acontecer neste domingo. A historinha acima aconteceu em fevereiro de 1999, pelo torneio Rio-São Paulo. E pode se repetir amanhã, já que uma juíza acatou um pedido de um vereador do Rio de Janeiro e determinou que a partida, marcada anteriormente para São Januário e que já teve ingressos vendidos, seja realizada no Maracanã.
A decisão contraria o Estatuto do Torcedor, que diz que uma partida só pode ter seu horário ou local alterado com 48 horas de antecedência, o que não aconteceu. Ou seja: na terceira rodada do campeonato brasileiro, já se instalou a bagunça tradicional.
O mais irônico é que o Fluminense, visitante neste jogo, não se incomoda em jogar em São Januário. Então, o que, supostamente, motivou o vereador a solicitar a transferência da partida? Segundo ele, segurança. O estádio do Vasco não seria capaz de receber os potencialmente numerosos torcedores.
Tolice. O Vasco tem todo o direito de jogar em São Januário. Se lá cabem mil ou dez mil ou trinta mil espectadores, então vendem-se mil, dez mil ou trinta mil ingressos, com antecedência. Pronto. A polícia só deve se preocupar em coibir a ação de baderneiros que, eventualmente, protestem contra o baixo número de ingressos. E, sinceramente, fosse no Maracanã, mesmo com o bom momento dos dois clubes, não creio que houvesse mais de trinta ou quarenta mil espectadores, uma vez que estamos apenas no início do campeonato. Ah, e no fim do mês, quando a grana é muito apertada.
É preocupante, mais uma vez, a entrada de motivação política no âmbito do futebol e, mais preciso, no campeonato brasileiro. Completamente desnecessária, porque não haveria motivos para uma tragédia apocalíptica como a polícia e o vereador pregaram. Só espero que, pelo menos, haja jogo.
1 Comentários:
Mas está tendo jogo. Com o Vasco jogando com os reservas, mas está... :-)
Mas falando sério, essa história toda é uma das maiores tolices que o futebol já viu recentemente. Eu também queria que todos os clássicos fossem no Maracanã (a CBF já se esqueceu dos problemas no Vasco x Flamengo no ano passado?), apesar da boa estrutura do estádio de São Januário, mas já que a bobagem tinha sido feita e o Eurico tinha assumido todas as responsabilidades...
Postar um comentário
<< Home