Hora de libertar
escrito por Raphael Perret @ 13:46
Trinta e dois times começaram a primeira fase da Libertadores. Seis eram brasileiros, 5 eram argentinos, 3 do México, 3 da Colômbia e 3 do Peru. Os demais países sul-americanos tiveram dois representantes cada.
Estabelecidas as oitavas-de-final, verifica-se que a distribuição dos times, por país, mantém quase a mesma variação. Agora, disputam o título 5 equipes brasileiras, 4 argentinas, 2 mexicanas, 2 colombianas, uma do Paraguai, uma do Uruguai e uma do Equador.
Um reflexo claro de que o futebol no Brasil, na Argentina e no México ainda é o melhor praticado no continente americano. A única surpresa é a presença de dois times da Colômbia, país que não disputa uma Copa do Mundo desde 1998.
Pelo menos um brasileiro e um argentino já estão nas quartas-de-final da Libertadores. Newell's Old Boys e Vélez Sarsfield fazem um confronto e, por aqui, São Paulo e Palmeiras reeditam outro duelo nas oitavas-de-final do torneio, já que disputaram a mesma vaga no ano passado.
Os outros times do Brasil têm boas chances. O Goiás enfrenta o Estudiantes de La Plata, time argentino de campanha razoável no torneio, enquanto o Internacional decide uma vaga contra o Nacional do Uruguai. As duas equipes tupiniquins decidem em casa. O Goiás precisa acordar, já que empatou os dois últimos jogos em 0 a 0, com más atuações. O Inter vai mais tranqüilo para os jogos decisivos, e com banca de quem já enfrentou o adversário duas vezes, sem tomar gol: 3 a 0 em Porto Alegre, 0 a 0 em Montevidéu.
O melhor confronto, óbvio, fica por conta de River Plate x Corinthians. O time paulista quer se vingar da eliminação no Morumbi para o mesmo River, nas quartas-de-final da Libertadores de 2003, última vez em que o Timão chegou perto de levantar a taça. De rivalidade com a equipe argentina, Tévez entende. De histórico do River Plate, Mascherano entende. Jogaço-aço-aço. Mas as duas partidas devem coincidir com os dois confrontos entre Flamengo e Galo. E agora?
Boa sorte aos times brasileiros. Não está difícil reconquistar a América.
0 Comentários:
Postar um comentário
<< Home