BlogBola

Tentando dar alguma razão à emoção do futebol

27 de abr. de 2006

De onde vêm os heróis

escrito por Raphael Perret @ 00:04


Renato comemora um de seus dois gols na vitória do Fla sobre o Galo


Outro dia escrevi que o melhor para o Flamengo é que Vinicius Pacheco esquentasse o banco um pouco e que Obina merecia uma chance. Pois o técnico Waldemar Lemos pensa exatamente o contrário. Lançou Vinicius como titular em detrimento de Obina e, no intervalo, tirou o outro atacante do time, Ramírez, que realmente está mal há muitos jogos, e colocou o ex-atleta do Vitória.

Obina fez seu gol, pra variar, na raça e no choro. Mas Vinicius mantinha-se inofensivo. Foi quando, de repente, ao mesmo tempo em que era vaiado pela torcida, ele recebe uma bola na ponta-direita, perto da linha de fundo, e dá um drible sensacional no zagueiro, rola rasteiro para Jônatas, que marca o quarto gol. Quarto gol que dá uma tranqüilidade muito maior ao Flamengo. A classificação seria suada no Mineirão se o jogo de hoje terminasse 3 a 1.

Porém, foi 4 a 1, resultado fantástico, graças a Vinicius Pacheco.

Heróis surgem de onde não se espera nada.

(Flamengo 4 x 1 Atlético-MG, Maracanã, Rio de Janeiro, 26/04/2006, primeiro jogo das quartas-de-final da Copa do Brasil)

***

Nos últimos cinco jogos no Maracanã realizados contra times de fora do Estado do Rio, o Flamengo venceu todos, fez 18 gols e sofreu 4.

O primeiro dirigente que anunciar a transferência para outro estádio de um jogo com mando do Flamengo, fato comum nos últimos dois anos, merece o impeachment.

O Maracanã é a casa do Flamengo. Se o estádio não torna o time insuperável, oferece-lhe o calor e a pressão da torcida, inflama-lhe a alma, injeta-lhe o sangue perdido nas disputas de bola.

Além de, bem ou mal, intimidar o trio de arbitragem, que acaba marcando lances duvidosos a favor do Flamengo.

***

Grande resultado do Fluminense. O gol do Lenny, uma pintura (o Flu está se acostumando a derrotar o Cruzeiro no Mineirão com gols bonitos), só coroa a atuação do tricolor, que pode perder até por 1 a 0 ou 2 a 1 no Rio para fazer uma semifinal... hum... fluminense com Vasco ou Volta Redonda.

E me agrada ver a evolução do Fluminense, que não pára de ganhar, depois da chegada de Oswaldo de Oliveira, um ótimo técnico e que é criticado, muitas vezes, injustamente. Só espero que o tricolor não decepcione na hora H, como fez na decisão da Copa do Brasil e na reta final do Brasileiro do ano passado, quando deixou escapar uma vaga para a Libertadores fácil, fácil.

O Cruzeiro tem um bom time e, por isso, tem condições de se classificar no Maracanã. Mas sou mais o Flu, que, não tardo, elevo à classe de candidato ao título brasileiro. Nenhuma das outras equipes tem me empolgado.

(Cruzeiro 2 x 3 Fluminense, Mineirão, Belo Horizonte, 26/04/2006, primeiro jogo das quartas-de-final da Copa do Brasil)

***

O gol do Corinthians no finalzinho do jogo em Buenos Aires foi a luz no fim do túnel. A Fiel tem obrigação de lotar o Pacaembu semana que vem para classificar o Timão e vingar 2003. Principalmente porque o River não é lá essas coisas.

(River Plate 3 x 2 Corinthians, Monumental de Nuñez, Buenos Aires, 26/04/2006, primeiro jogo das oitavas-de-final da Taça Libertadores)

4 Comentários:

Em 08:09, Blogger Josir Gomes falou...

O que foi que aconteceu com os times cariocas que estavam tão mal no Campeonato Carioca e agora estão arrebentando nos campeonatos nacionais ??? Os clubes não tiveram grandes contratações, não houve nada de excepcional... O que aconteceu ???

Os canais da imprensa hegemônica sempre falaram que os times estavam horríveis e agora estão despontando!??

Eu me pergunto Rafael: eram os times grandes que estavam ruins ou os pequenos é que jogaram bem melhor que o de costume e a imprensa não quis levantar a bola deles ???

 
Em 10:40, Blogger Daniel F. Silva falou...

O mundo do futebol é absolutamente imprevisível... Quando menos se espera, vem uma série de resultados surpreendentes. Como, por exemplo, nos jogos de ontem pela Copa do Brasil. Quem poderia imaginar que o Flamengo golearia o Atlético-MG? E que o Ipatinga (por excelente que fosse sua campanha) arrancasse um empate diante do Santos em plena Vila Belmiro? É, desde já, o grande favorito para a Série C (mesmo com o desmanche iminente). O mais "previsível" resultado foi a vitória do Flu sobre o Cruzeiro no Mineirão, dado o equilíbrio da disputa (aliás, que golaço do Lenny! Esse garoto promete...). Resta o Voltaço x Vasco de hoje, na Cidade do Aço.

 
Em 10:45, Blogger Raphael Perret falou...

Simples, Josir. Primeiro, o fato de os times cariocas serem fracos não torna os outros elencos melhores. Como a imprensa costuma cobrir somente os clubes do seu Estado, acham que os seus são um lixo, que vão pagar mico etc. mas se esquecem de que fora do Brasil há times tão ruins quanto. Segundo, que os times sempre contratam jogadores no início do ano, e o entrosamento não acontece instantaneamente. O tempo passa e o treinador vai identificando as melhores peças e os melhores esquemas para o seu time. Se ele souber convencer a todos de que garra é fundamental, o time supera suas deficiências. É o que vem acontecendo com os quatro grandes, sendo que o Fluminense é o mais talentoso, Botafogo o mais organizado e Flamengo e Vasco, os mais limitados e, ao mesmo tempo, mais aguerridos.

 
Em 10:58, Blogger Raphael Perret falou...

Lembremos que, no Estadual, o Vasco ganhou de 2 a 1 em São Januário, mas o Volta Redonda vendeu caro a derrota.

 

Postar um comentário

<< Home