BlogBola

Tentando dar alguma razão à emoção do futebol

20 de abr. de 2006

Vem aí um Mineirão lotado

escrito por Raphael Perret @ 15:11


Danilinho tenta se livrar da marcação do time cearense

O Atlético Mineiro realizou uma quase inacreditável façanha. O time havia perdido o primeiro jogo das oitavas-de-final da Copa do Brasil por 2 a 0 para o Fortaleza em casa. Ser derrotado diante de sua torcida sem marcar gols, na Copa do Brasil, é o prenúncio de uma eliminação, certo? Errado. O Galo conseguiu a vaga para as quartas-de-final após fazer 3 a 1 sobre o time nordestino, na capital cearense. Fez 2 a 0, resultado que levaria o jogo para os pênaltis, sofreu um gol e, em vez de esmorecer, lutou para marcar o gol que o classificaria.

Não é mole, não. Depois do rebaixamento à Série B e da eliminação do campeonato mineiro, a vitória de ontem é uma daquelas que faz reerguer a auto-estima do torcedor e do jogador e recuperar a fé no time. Vencer a Copa do Brasil torna-se agora, para o Atlético Mineiro, uma questão de honra. Um objetivo difícil, porém realizável em curto tempo, e capaz de amplificar o orgulho de qualquer apaixonado pelo Galo.

***

O destino, sob a forma dos critérios para a distribuição dos times nas chaves da Copa do Brasil, passa a dar contornos épicos à caminhada do Atlético. Seu próximo adversário é o Flamengo, grande rival do time mineiro, desde a decisão do Brasileiro de 1980, passando pelas semifinais da Copa União de 1987.

Apostem que o Mineirão vai estar lotado, independente da ordem das partidas. É a forma mais edificante que a torcida vai encontrar para retribuir a garra mostrada no jogo de ontem. E casa cheia significa emoção. Vêm aí duas partidas pra matar torcedor do coração. Aguardemos.

***

Aguardemos, porque, se o Flamengo continuar como está, muito rubro-negro morrerá do coração, sim. Por puro desgosto.

Se o time carioca tivesse perdido pro Guarani porque o Bugre foi avassalador, seria razoável e aceitável. No entanto, a equipe de Campinas é pífia. Conseguiu um gol num chute forte de fora da área de Juliano. E só. Era fácil anular os ataques do Guarani. Mesmo assim, havia um limbo entre ataque e meio-campo que zerava qualquer possibilidade de gol para o Flamengo.

O jogo em Campinas revelou alguns fatos. Primeiro, que Obina já merece uma chance para substituir Luizão enquanto o veterano estiver lesionado. Segundo, que Peralta já esgotou suas chances e que Vinicius Pacheco pode esquentar o banco. Assim, talvez diminua o número de passes errados rubro-negros.

***

De um lado, Flamengo e Atlético. Do outro, Fluminense e Cruzeiro. Este confronto Rio-Minas promete, mais que o anterior, dois jogos não apenas emocionantes, mas também vistosos. O Flu está invicto há nove jogos e melhorou muito. A ascensão começou antes da chegada de Oswaldo de Oliveira, e tende a ser mais significativa nos próximos jogos. O Cruzeiro, campeão mineiro, tropeçou na estréia do Brasileiro, mas impôs seu bom futebol sobre o Vitória e classificou-se tranqüilamente.

Além disso, os dois times têm ataques produtivos. Grandes chances de muitos gols e bons jogos. A Copa do Brasil começa a esquentar.


***

Parabéns ao Volta Redonda. Se não é o mesmo time de 2005, que foi vice-campeão estadual, ao menos conquista projeção nacional ao chegar às quartas da Copa do Brasil.

E se os dois últimos campeões foram do interior, por que não sonhar?

***

O Santos também obteve heróica classificação, ao empatar um jogo contra o Brasiliense na capital federal. Luxemburgo e companhia lutam pelas semifinais, agora, contra um surpreendente Ipatinga, que venceu todos os seus jogos na Copa do Brasil e, em cada um deles, marcou três gols. Não é clássico, mas será uma bela disputa.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home