BlogBola

Tentando dar alguma razão à emoção do futebol

18 de set. de 2006

Laboratório Returno

escrito por Raphael Perret @ 18:02

Dos 20 times que disputam o Campeonato Brasileiro, o Flamengo é o único que não tem nenhum grande objetivo neste momento. O título já era. Na Libertadores, já está. E, por isso mesmo, não poderá brigar pela Sul-Americana. Resta ao Rubro-Negro lutar pra não cair, pra variar. Se jogar um pouquinho do que pode, já está de bom tamanho.

Porém, o segundo semestre pode ser um bom laboratório para a comissão técnica e a diretoria definirem como será o time de 2007, que disputará o torneio mais importante do continente. Exatamente porque o elenco atual é fraco e pode passar vergonha na Libertadores, o Flamengo precisa estar atento às suas deficiências, lapidar melhor as suas promessas e, o mais fundamental, fazer contratações decentes. Em 2002, ano da última participação do clube na competição, os cartolas trouxeram Leonardo e Juninho Paulista, prometeram um timaço e o Flamengo só obteve uma vitória em seis jogos.

Nos últimos tempos, a diretoria até fez uma boa aquisição. O goleiro Bruno é bem mais seguro que Diego, sai do gol com eficiência e sabe repor a bola com ofensividade. Além disso, a Gávea produziu um talentoso meia-atacante. Renato Augusto, mais próximo da área, tem produzido grandes jogadas e aumentou a eficiência do ataque, com mais chutes e, pasmem, mais gols. Assim, até Obina vira artilheiro do time, o que aconteceu neste domingo, contra o Fortaleza, na suada vitória do rubro-negro por 4 a 3.

Claro que é pouco. A defesa continua com seus erros, os laterais caíram de produção e Renato só tem aparecido nas cobranças de falta. Todos compõem um time capaz de vencer um torneio caseiro, mas duvidoso quando as pretensões se tornam maiores. Que os próximos jogos do Flamengo sirvam como experiência para que 2007 seja um ano pelo menos mais emocionante aos torcedores rubro-negros.

***

O Vasco consegue contradizer todos os comentaristas que afirmam que, em um campeonato de pontos corridos, não se pode empatar. Pois bem: o time de São Januário empatou quatro jogos seguidos e permanece na zona da Libertadores (pelo menos enquanto o Inter estiver à sua frente). Que Renato Gaúcho não durma no ponto. Os outros times também são incompetentes e não conseguem subir. Um panorama que poderá não se repetir nas próximas rodadas.

***

E o Grêmio, como quem não quer nada, com o crédito destruído pela sua recém-ascensão da Série B, já é o vice-líder. Nos últimos onze jogos, ganhou oito, empatou dois e perdeu um. Uma arrancada espetacular e premiada com a segunda colocação. Um tricolor de camisa sagrada e gloriosa não pode ser desprezado. Louvemos o trabalho de Mano Menezes e da diretoria, que não apenas retirou o Grêmio da Segundona rapidamente como já pôs o time e a auto-estima dos torcedores na altura. Retrospecto capaz de esquecer as agruras de 2004.

***

Goiás, São Caetano, Fortaleza e Santa Cruz cairiam para a Segundona se o Brasileiro terminasse hoje. Seria a primeira vez, na era dos pontos corridos, que nenhum campeão brasileiro seria rebaixado.

3 Comentários:

Em 12:59, Blogger Daniel F. Silva falou...

- Realmente, o Flamengo não terá nada a perder neste Brasileiro, principalmente se acabar da 16ª posição pra cima. Basta que o time "engrene" no campeonato (o que será duro de acontecer, considerando-se a disputa renhida) e se reforce consideravelmente pra Libertadores (o que acho difícil, principalmente se o Márcio Braga for reeleito).

- Renato Gaúcho deve dar graças a Deus pelo baixo nível técnico da competição. Porque, senão, o Vasco estaria lá embaixo. Mas às vezes a sorte pode não durar pra sempre...

- Se o São Paulo bobear, o Grêmio pode conseguir uma façanha histórica: ser o primeiro clube a se sagrar campeão brasileiro no ano em que subiu da Segunda Divisão. E hoje tem jogo no Olímpico contra a Ponte Preta, que está bem embaixo. Se bem que o São Paulo tem um jogo a menos (assim como o rival Internacional).

- Calma, o campeonato ainda não acabou... :-)

 
Em 21:10, Blogger Rakal D'Addio falou...

Embora ache que esforçando-se consegue uma vaga na Sul-Americana, concordo que este final de ano é de grande valiá ao Flamengo, caso os dirigentes conscientizem-se de que podem utilizar os meses restantes para aperfeiçoar a equipe que irá disputar a Libertadores

 
Em 11:21, Blogger Raphael Perret falou...

Rakal, times que disputam a Libertadores não participam da Sul-Americana do mesmo ano, com exceção do campeão brasileiro. Logo, nem adianta ao Flamengo lutar pela vaga na Sul-Americana.

 

Postar um comentário

<< Home