BlogBola

Tentando dar alguma razão à emoção do futebol

10 de set. de 2006

Brasileiro interessante

escrito por Raphael Perret @ 20:19

Vi dois jogos hoje e achei que o campeonato está ficando interessante. O São Paulo tem perdido pontos fáceis, enquanto o Internacional sobe com vitória atrás de vitória, mostrando um poder de reação impressionante, mesmo depois da perda de jogadores fundamentais, como Tinga, Jorge Wagner e Rafael Sóbis. O Santos não toma jeito e mantém a irregularidade, mas como Grêmio e Vasco também não se emendam, continua, junto com os dois, no pelotão de frente. A diferença é que o Vasco está longe dos quatro primeiros e perto de quem vem atrás: Paraná, Figueirense e Juventude estão, no máximo, a três pontos do time de São Januário. Enquanto o título está praticamente definido entre São Paulo e Inter, a briga pelas duas vagas na Libertadores promete ser dura.

No lado de baixo, a rotatividade é maior. Flamengo entrou na rodada passada e conseguiu sair dela. A Ponte Preta ganhou um alívio no sábado ao derrotar o Santa Cruz, mas retornou à zona da morte com os resultados de domingo. Corinthians, Atlético-PR e Goiás continuam ameaçados. Tal qual na liderança, dois times também parecem fadados a um destino certo, se não tomarem providências urgentes: em pleno naufrágio, Fortaleza e, principalmente, Santa Cruz estão cada vez mais distantes da superfície.

E outros times podem entrar nas piores perspectivas para o futuro. O Fluminense não ganha há oito jogos e, sabe-se lá como, está em décimo lugar, num declínio forte. Coladinho a ele está o Cruzeiro que, nos 12 jogos depois da Copa, venceu apenas dois deles. Para quem era favorito, o time mineiro e o tricolor carioca vão ter que fazer milagre para corresponder às expectativas que, hoje, são tidas somente pelos mais otimistas torcedores.

***

Tudo bem. Eu nem esperava uma atuação soberba do Corinthians. O time contrata três (bons, é verdade) jogadores e Leão já os escala como titulares. Pela qualidade, entende-se, a preço de um desentrosamento que pode ser fatal, diante do líder do campeonato. Então o estreante César faz uma falta idiota em Souza, no campo de ataque corintiano, e é corretamente expulso pelo juiz. A perda do jogador muda todo o esquema tático de Leão, destroçado de vez quando Eduardo Ratinho também leva o vermelho, ainda no primeiro tempo. Foi fácil imaginar que uma goleada semelhante à do ano passado (São Paulo 5 a 1) poderia se repetir.

Mas o São Paulo jogou com uma indolência incompreensível. Como na partida contra o Flamengo, achou que poderia vencer quando bem entendesse. Produziu pouquíssimo diante de um time com dois a menos e ainda tomou algum calor em contra-ataques do Corinthians, que se desfaziam facilmente com tão pouca gente a enfrentar três zagueiros e mais Rogério Ceni.

Os pontos perdidos hoje no Morumbi podem custar caro ao São Paulo, que vê seu próximo adversário, o Internacional, colar-lhe nas costas. Se o Colorado repete o placar da primeira final da Libertadores, partida disputada no Morumbi, como a do próximo domingo, os dois times empatam na liderança e será uma reviravolta no campeonato. E a outrora confortável vantagem do São Paulo se transformará em distância a recuperar.

Ao Corinthians, o ponto conquistado foi um presente tricolor, e que valeu a garra dos jogadores que defenderam a equipe com extrema dedicação, e só porque dois colegas irresponsáveis tornaram a disputa numericamente desigual.

(São Paulo 0 x 0 Corinthians, Morumbi, São Paulo, 10/09/2006, vigésima-terceira rodada do Campeonato Brasileiro)

***

Um Flamengo desacreditado e um Botafogo desfalcado fizeram um belo jogo hoje no Maracanã. Veloz do início ao fim, com boas chances para os dois times. O Botafogo sentiu falta de Zé Roberto e falhou muito nas finalizações. Já o Flamengo, ao contrário do que demonstrou nas últimas partidas, criou oportunidades e aproveitou bem duas delas. As desperdiçadas já são habituais à torcida.

Destaque para Renato Augusto, que hoje jogou mais avançado, colado no ataque, e produziu ótimas jogadas, como aquela que originou o primeiro gol; Luizão, que lutou sem parar; e Bruno, excelente goleiro, que em dois jogos passou uma tranqüilidade e segurança que Diego, em quase dois anos como titular, nunca transmitiu, embora tenha suas qualidades.

Só espero que a derrota, normal diante de um rival, não abale o Botafogo, que fazia bonita arrancada rumo ao bloco da frente.

(Botafogo 0 x 2 Flamengo, Maracanã, Rio de Janeiro, 10/09/2006, vigésima-terceira rodada do Campeonato Brasileiro)

***

Por que a Globo transmite clássicos paulistas realizados em São Paulo para São Paulo e não faz o mesmo nas outras cidades, nos jogos entre dois times locais?

6 Comentários:

Em 11:44, Anonymous Anônimo falou...

Sobre a Globo, é mesmo... porra eu moro em Sorocaba, sou Flamengo e tive que ver São Paulo x Curintia... liguei pro Rio pra saber o placar do Maraca e meu irão, surpreendentemente, me disse que o jogo não estava sendo transmitido.
Eu hein.

 
Em 14:08, Blogger Raphael Perret falou...

Pô, mas Botafogo x Flamengo foi depois de São Paulo x Corinthians... :)

 
Em 15:38, Anonymous Anônimo falou...

ops, mal ae. achei q a grobo unificasse o horario dos classicos

 
Em 15:58, Blogger Raphael Perret falou...

Ok, isso não desqualifica sua crítica. Afinal, é a Globo mesmo quem determina os horários dos jogos. Se quisessem, transmitiriam Bota x Fla às 16 horas para a rede (incluindo Rio) e SP x Corinthians para São Paulo. Minha pergunta é: por que jogos em São Paulo eles passam pra São Paulo e clássicos de outros estados eles não passam pros estados de origem?

 
Em 16:26, Anonymous Anônimo falou...

alias, eu sou do tempo em q classico no maraca era as 17 horas. esse lance de 4 da tarde é coisa de paulista, de campeonato da band.
6 da tarde entao, nem se fala.

 
Em 16:00, Blogger Daniel F. Silva falou...

Além da audiência, o que favorece São Paulo é o fato de ser uma cidade com população maior, menos sujeita a sofrer um esvaziamento do clássico.

 

Postar um comentário

<< Home