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Tentando dar alguma razão à emoção do futebol

8 de mai. de 2006

Promoção faz bem

escrito por Raphael Perret @ 17:46

A Torcer Faz Bem é uma sensacional promoção da Nestlé. O torcedor troca um exemplar de um produto da empresa suíça por um ingresso em jogos no Campeonato Brasileiro (o item varia de acordo com a cidade; no Rio, é uma lata de farinha láctea; em São Paulo, são três pacotes de biscoitos, e por aí vai). Sábado passado, 36 mil tricolores foram ao estádio torcer pelo time, contra o Paraná. Jogo de maior público, até agora, no Brasileiro. E a promoção vai se repetir no próximo domingo, às 18:10, para Flamengo x Fortaleza. A arrecadação é destinada a entidades beneficentes.

Mais do que a possibilidade de comprar o ingresso por um preço baixo, a grande vantagem da promoção é a facilidade na compra da entrada, que não fica mais restrita ao estádio e a outros poucos lugares. A iniciativa atrai o torcedor, enche os estádios e ajuda a quem precisa. Excelente.

***

Não pude assistir a nenhum jogo neste fim de semana, infelizmente. Vou comentando os acontecimentos ao longo da semana. Que será agitada, sobretudo no Rio de Janeiro. Aguardemos!

8 Comentários:

Em 21:34, Anonymous Anônimo falou...

E faz a festa dos cambistas...

 
Em 00:42, Blogger Raphael Perret falou...

Mas isso é outro problema, que não vai ser a Nestlé que tem que resolver. Qual a solução, então?

 
Em 17:40, Blogger Daniel F. Silva falou...

Vigilância extrema. Pena que no Brasil não funcione...

 
Em 19:26, Blogger Raphael Perret falou...

Pois é, os vigilantes fazem parte do esquema... Triste, muito triste.

 
Em 18:58, Anonymous Anônimo falou...

isso e uma vergonhaaaaaaa........

 
Em 18:59, Anonymous Anônimo falou...

naum tem jeito todo canto tem corrupçao;;

 
Em 16:30, Blogger Irmão Fabiano falou...

Reclamação:



Primeiramente, saliento que este mesmo email será repassado para a CBF, FIFA, Federação Paulista de Futebol, Palmeiras Esporte Clube, SporTV, G1, Polícia Militar do Estado de São Paulo, Secretaria de Segurança Pública do mesmo Estado, PROCON-SP, Associações de Defesa do Consumidor e para a Nestle.



Indignação!



Acho que esta é a melhor expressão para mim, torcedor de um time brasileiro, depois do fato pelo qual passei no último sábado (20.10.2007). No momento referido fui adjunto à minha namorada assistir ao jogo Palmeiras vs Paraná no Estádio Palestra Itália. Não tinha ingressos porque todos (leia-se bem, TODOS!) haviam estranhamente se esgotados no primeiro dia que foram disponibilizados aos torcedores*. Muito estranho 24.000 (VINTE E QUATRO MIL INGRESSOS) terem se esgotados em poucas horas, conforme mesmo disse uma funcionária da empresa.



*Relembra-se aqui em se estar falando da campanha Torcer Faz Bem, organizada pela empresa Nestle, aonde cada torcedor poderia trocar 3 produtos da marca por um ingresso.



Na esperança de poder comprar ingressos na área com cadeiras na hora do jogo, qual não foi minha surpresa ao descobrir que não havia mais ingressos para serem vendidos.



No entanto, havia dezenas, não, centenas de "cambistas" vendendo ingressos promocionais na frente do estádio. Não é maximizar o problema, mas havia cambistas com blocos de ingressos, literalmente com 100, 200 ingressos cada vendedor! E o absurdo é que apenas eles tinham ingressos dado ao movimento de torcedores sem e comprando deles!



Cada ingresso era vendido por R$ 30,00, R$ 40,00 dada à procura por eles! Um absurdo se comparado com o preço real que era o valor da promoção (cerca de R$ 6,00, R$ 7,00).



Indignado com tamanha desonra a este cidadão, procurei um policial militar e comentei que haviam cambistas monopolizando a venda dos ingressos, porém este nada fez!!



Só que este não é um fato isolado. No jogo Palmeiras vs Grêmio aconteceu o mesmo problema (só que não havia a promoção da Nestlé Torcer Faz Bem). Os ingressos já haviam sido esgotados cerca de 3 horas antes do jogo (preço de R$ 20,00 cada), mas dezenas de cambistas possuíam milhares de ingressos, sendo estes vendidos por R$ 30,00, R$ 40,00 cada.



Pergunto-me: como organizar um campeonato descente, chamar os torcedores aos estádios se eles nem ingressos conseguem comprar? Como permitir que este estelionato seja praticado aos olhos de nossos dirigentes (muitas vezes sob a tutela destes), aos olhos daqueles que deveriam coibir tal prática? Como o Brasil quer organizar uma Copa do Mundo se não consegue nem administrar a venda de ingressos de um campeonato nacional?



Sujeitei-me a pagar R$ 40,00 por um ingresso. A indignação não é pelo dinheiro, mas sim pela sujeição, pela ofensa à minha pessoa, por me fazer aceitar uma prática nociva sendo que tudo isto poderia ser evitado.



O Estatuto do Torcedor (Lei nº 10.671 de 2003), em seu art. 20, §5º, a VENDA DOS INGRESSOS EM PELO MENOS 05 PONTOS DE VENDA e, em seu art. 21 que “a entidade detentora do mando de jogo implementará, na organização da emissão e venda de ingressos, sistema de segurança contra falsificações, fra’udes e outras práticas que contribuam para a evasão da receita decorrente do evento esportivo”.



Fabiano Scuzziato.

scuzziato@yahoo.com.br

 
Em 15:37, Anonymous Anônimo falou...

Aprendi muito

 

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