BlogBola

Tentando dar alguma razão à emoção do futebol

16 de mai. de 2006

Nenhuma surpresa

escrito por Raphael Perret @ 23:10


Ronaldinho Gaúcho: capaz de levar o Brasil ao hexa, daqui a dois meses, e o Barcelona ao bi, daqui a dezoito horas


Alguém ficou surpreso com os nomes de Parreira? Novidades em listas de convocação para Copa do Mundo só existem mesmo em função de jogadores contundidos ou em recuperação, porque nenhum treinador é louco de chamar um atleta que poucas vezes ou nunca fora convocado antes. De resto, apenas dúvidas que, uma vez sanadas, apenas matam a curiosidade, mas não despertam nenhum espanto.

No gol, Dida, titular absoluto, Júlio César, soberano na Copa América de 2004 (e aqui faço um mea culpa: neste BlogBola mesmo, escrevi que a convocação do ex-arqueiro do Flamengo era loucura porque ele mal vinha sendo chamado) e Rogério Ceni, uma das "surpresas". Mas era difícil esperar que Parreira chamasse um Marcos que mal se recupera de uma lesão. Pesa contra o palmeirense o fato de já ter brilhado em um Mundial, o que dá uma (nova) chance ao goleiro do São Paulo.

Cafu e Roberto Carlos, intocáveis, têm a sombra de Cicinho e, talvez o maior espanto, Gilberto. O técnico vinha batendo pé com Gustavo Nery, mas o corintiano abusou das más atuações e cedeu lugar ao ex-São Caetano, Vasco etc. Boa aposta, uma vez que Júnior também já disputou e ganhou uma Copa, fazendo até gol.

A zaga vai de Juan, Lúcio, Cris e Luisão. Da minha escalação, o zagueiro do Lyon estaria longe, muito longe. Incompreensíveis os critérios de Parreira para escolher Cris, que já foi convocado para a seleção mesmo quando estava suspenso por 270 dias após agressão na final do Campeonato Mineiro de 2004. Ao menos o botinudo não será titular.

No meio, nenhuma surpresa. Gilberto Silva, Edmílson, Ricardinho, Kaká, Ronaldinho Gaúcho, Zé Roberto, Juninho e Emerson. Os de sempre.

O anúncio dos atacantes dissipou qualquer dúvida sobre quem disputará vagas com Robinho, Ronaldo e Adriano: Fred ganhou uma vaga que, sinceramente, nunca foi disputada com Nilmar, jovem e excelente jogador, mas que nunca teve chance com Parreira e dificilmente a agarraria na véspera da Copa.

Enfim, a convocação foi apenas a conclusão de um trabalho iniciado há três anos e meio, como o próprio treinador definiu. Quem acompanhou os jogos e o desempenho da seleção não foi pego de surpresa em momento algum, e vender qualquer sinal de "revolução" na convocação está querendo enganar.

Eventuais discórdias à parte, o núcleo da seleção ideal está entre os 23 nomes chamados por Parreira. Nenhum jogador imprescindível ficou de fora. Cabe agora ao técnico montar o esquema, avaliar a situação psicológica de cada um, conversar com os líderes, estimular os jovens e treinar, treinar, treinar. Porque queremos ver de novo a taça do mundo erguida por um brasileiro vestindo a camisa da nossa seleção.

***

Amanhã tem Barcelona x Arsenal. Farei um esforço enorme pra ver esse jogo e, espero, mais um título para continuar a consagração eterna de Ronaldinho Gaúcho, que se consolidará, espero, em 9 de julho, em Berlim.

***

Amanhã tem Fluminense x Vasco. Jogo eliminatório, clássico carioca, televisão para todo o Brasil. Todas as condições para ser um jogo emocionante e, quiçá, histórico.

1 Comentários:

Em 08:46, Blogger Daniel F. Silva falou...

Algumas considerações:

- Eu bem que avisei que o Júlio César teria chances de ser convocado. Se houver dúvida, é só consultar os arquivos, fim de junho de 2005.

- Não considero surpresa a convocação do Gilberto, que é MUITO melhor que o Nery... (Vale lembrar que ele começou no Flamengo.) Me surpreendi mesmo com o Cris.

- De resto, excelente convocação.

 

Postar um comentário

<< Home