BlogBola

Tentando dar alguma razão à emoção do futebol

11 de mai. de 2006

Capricho

escrito por Raphael Perret @ 00:17


Vinicius, pouco acionado pelos companheiros do Fla, disputa jogada com Leandro Salino


O gol de Camanducaia aos 45 do segundo tempo foi um capricho. Um azar frustrante para o Flamengo, uma sorte esperançosa para o Ipatinga. O time da casa revelou-se, para quem não o conhecia, um engodo. Jogou mal, ingenuamente, errando muito e assustando pouco. Não justificou a pecha de "sensação da Copa do Brasil", mesmo depois de ter eliminado Botafogo e Santos, os campeões estaduais do Rio e de São Paulo. A equipe carioca teve um comportamento frio, semelhante àquele apresentado semana passada, no Mineirão, diante do Atlético. Mais experiente que o rival, cadenciou o jogo e atacou com mais perigo. Mais uma vez, a defesa rubro-negra se comportou muito bem.

Até o minuto final regulamentar. No desespero típico do fim de partidas em que o resultado lhes é favorável, os zagueiros, todos, resolveram ir pra cima da bola, numa jogada de pelada universitária. O apoiador do Ipatinga achou um espaço livre e, nele, serviu Camanducaia. Era o lance do jogo, que acabou se concretizando no tal capricho: Júnior chegou antes e tentou extirpar a bola da área pela lateral, mas Camanducaia estava no meio do caminho. A bola nele resvalou, encobriu Diego e morreu no fundo do gol.

A marcação rubro-negra foi eficiente, com exceção desse descuido. Faltou ao Flamengo, pra variar, mais precisão nos passes. Quando acerta, o time constrói boas jogadas, como aquela que resultou no gol de Obina. Se aprimorar o fundamento até quinta-feira que vem e mantiver a frieza e competência na defesa, o Flamengo se classifica, uma vez que o Ipatinga, pelo menos o Ipatinga que se apresentou hoje, não expôs a força que lhe valeu a vaga na semifinal da Copa do Brasil.

Porém, lembremos que, em 30 de junho de 2004, o Flamengo decidia, no Maracanã, aquela edição do torneio podendo empatar em 0 a 0, mesmo resultado que dá ao time a vaga na final em 2006. E perdeu.

(Ipatinga 1 x 1 Flamengo, Ipatingão, Ipatinga, 10/05/2006, primeiro jogo das semifinais da Copa do Brasil)

***

Azar do Flamengo, azar do São Paulo. O tricolor paulista perdeu chances incríveis de gol e foi castigado exatamente com uma bola mansa, que ainda tocou em um caído Rogério Ceni antes de entrar. 1 a 0 para o Estudiantes, que joga pelo empate no Morumbi depois da Copa.

Pela grande distância entre um jogo e outro das quartas-de-final da Libertadores, é difícil arriscar um prognóstico, uma vez que os times podem perder ou ganhar jogadores neste longo intervalo ou disputar as partidas em outro contexto capaz de influenciar a cabeça da equipe.

Mas o São Paulo pode ganhar de qualquer time sul-americano no Morumbi por mais de um gol de diferença.

(Estudiantes 1 x 0 São Paulo, Centenário, Quilmes, 10/05/2006, primeiro jogo das quartas-de-final da Taça Libertadores)

***

O que significa aquela inscrição "Brasil 2022" nas placas publicitárias dos jogos transmitidos pela TV?

4 Comentários:

Em 17:12, Blogger Daniel F. Silva falou...

Também gostaria de saber o que significa a expressão "Brasil 2022". Será que a CBF já desistiu de sediar a Copa de 2014, vendo que não havia chances? :-D

Falando em Copa: o Golblog FC (www.golblogfc.blogspot.com) está com uma mensagem pedindo ao leitor convocar a sua Seleção ideal, na esteira de muitos outros blogs de futebol. Quem quiser, dê uma passadinha por lá. Abraços.

 
Em 21:33, Blogger Emerson falou...

o Ipatinga não é sensação? claro que é, um time de terceira, terceira divisão, que chega às semi-finais de um torneio nacional deixando pelo caminho um campeão paulista e outro carioca tem que ser chamado de sensação sim, senhor.

 
Em 23:31, Blogger Raphael Perret falou...

Emerson, é a sensação, sim. Mas, pelo que jogou na quarta-feira, não demonstrou ter grandes qualidades. Dizem que perdeu meio time em relação àquele que começou o torneio, ok, mas foi assim que, por exemplo, eliminou o Santos, campeão paulista. Por isso que falei que o time revelou-se um engodo, no primeiro jogo da semifinal. Pode ser que seja brilhante na quinta-feira que vem e se classifique com sobras. Só acho que a atuação do time foi muito fraca depois da expectativa que se criou em torno dele.

 
Em 11:08, Anonymous Anônimo falou...

Também fiquei curioso sobre o "brasil 2022". Pesquisando no google, descobri que é um projeto de transformação do Brasil até aquela data, quando se comemorará os 200 anos de independência.

 

Postar um comentário

<< Home