BlogBola

Tentando dar alguma razão à emoção do futebol

27 de abr. de 2005

Gols

escrito por AL-Chaer @ 01:20

AL-©haer

Num campeonato com 11 jogos por rodada (42 rodadas!), em que a vitória vale 3 pontos, há de se esperar muitos gols. E gols de tudo quanto é jeito. Não interessa como. Gol Feio ou Gol Bonito valem a mesma coisa. Como disse o Filósofo Contemporâneo Dario-Dadá-Maravilha: “Não existe gol feio; feio é não marcar gol”. Gol é gol, e não quero saber se a bola foi indefensável ou se foi “frango”.

Para quem joga futebol desde criança (que é o meu caso e o de milhões de brasileiros) só há três tipos de jogadores: os goleiros, os que jogam na defesa e os que jogam no ataque. Geralmente um goleiro é aquele menino vaidoso que gosta de se vestir bem. Um defensor é aquele menino grandão, que tem pouca habilidade com a bola nos pés. E os atacantes são os demais. Eu estou na categoria dos demais.

Num país conhecido como O País do Futebol e, em se tratando de Futebol, o sinônimo é Gol. E, tomara que este sinônimo seja a favor de meu time. É natural que os atacantes, portanto, tenham mais valor no Futebol.

Contudo, caro leitor apaixonado, você não ouve por aí que “um bom time começa por um bom atacante”. A frase é outra: “um bom time começa por um bom goleiro”.

Para os atacantes, ou melhor, vamos abranger mais, para os jogadores de linha, quando se perde um gol, sempre há uma nova chance, a qualquer momento. Até perda de pênalti tenta-se justificar dizendo que “só erra quem está lá para bater”.

No entanto, para os goleiros, ouvir o barulho da bola roçando a rede pelo lado de dentro é o momento mais solitário que um atleta de Futebol experimenta. Quando a bola entra no seu gol, aí não há uma nova chance. Aos goleiros não é permitido a falha.

Quero, portanto, fazer uma homenagem aos Goleiros. A todos eles. Os verdadeiros Heróis do Futebol. Dos goleiros que já estão inativos, gostaria de lembrar o Raul, do Cruzeiro e do Flamengo, que foi um dos primeiros a utilizar camisas coloridas (lembram da amarela? Linda!). Grande Raul. Passa agora, pela minha memória, uma seqüência antológica de defesas realizadas pelo Rodolfo Rodrigues, do Santos...deixo para você completar as suas lembranças, que como as minhas, devem ser muitas...

E, para citar apenas dois goleiros da atualidade em atividade no Brasil, faço minhas reverências ao Rogério Ceni (este leva, mas também marca muitos gols, de pênalti e de falta, estes, belíssimos), por sua trajetória exemplar no time do São Paulo. E pelo recorde de número de partidas jogadas pelo São Paulo, que está prestes a bater. E ao Harlei, do Goiás, que – além de ser um dos melhores goleiros que já vi jogar – há muitos anos tem sido o jogador de maior expressão do Goiás, pela sua técnica e pelo seu equilíbrio dentro e fora de campo, exercendo a liderança e sendo um exemplo para os demais companheiros.

Harlei. São Harlei !!!

***


p.s.: não me peçam para jogar no gol...neim...

3 Comentários:

Em 12:01, Anonymous Anônimo falou...

Já que este jogo de hoje da seleção brasileira com a Guatemala é apenas festivo e somente com jogadores que atuam no Brasil. Acho que o Harley teria condições muito boas para estar no grupo. Pena que o Parreira não vê assim e prefere chamar goleiros que já conhece.
Outra coisa, no banco de reserva do Goiás tem o Rodrigo Calaça que quando foi preciso estava lá e fez um grande papel.
Noooosssa até parece que eu torço pro Goiás. Nada de me chamar de moxé em Acir.
No brasileiro torço pro flamengo mas sei admirar as virtudes dos jogadores de outros times.
PS. Eu disse times, vasquinho da gama não se enqadra nesta classificação ok.

 
Em 14:56, Blogger AL-Chaer falou...

De qualquer forma, tomara que o Harlei não leve uma bolada no "saco"...para garantir o "narizinho do turquinho"...

HA HA HA HA HA

Grande AL-Bra©o, Acir Jr !!!

 
Em 15:04, Blogger AL-Chaer falou...

Concordo com o Fábio. O Harlei merecia uma vaga, pelo menos no grupo deste jogo festivo. Mas, é difícil um jogador que não esteja jogando nos estados de São Paulo, Rio, Minas ou Rio Grande do Sul figurar em convocações da Seleção. Para este jogo foram convocados Josué, Fernandão e Grafite. Pergunto: se eles ainda estivessem no Goiás, seriam convocados? Respondo: c-LA-ro que não. Há um "esquema" no Brasil reponsável por interferir em convocações da Seleção, o que significa futuras transferências para o exterior. É muita grana envolvida...vocês se lembram do Luis Fabiano? Antes de ser negociado para o exterior era "arroz de festa" na Seleção; depois que foi para fora do Brasil, nem se fala mais nele...

 

Postar um comentário

<< Home