BlogBola

Tentando dar alguma razão à emoção do futebol

24 de abr. de 2005

Brasileirão 2005 - O Início

escrito por AL-Chaer @ 01:31

AL-©haer

Depois de 2 anos de Brasileirão por pontos corridos, inicia-se o maior campeonato de Futebol do Mundo.

Não há mais mistério, depois de dois anos experimentando esta fórmula de disputa que é a mais justa, tanto para apontar o Campeão, quanto para definir os rebaixados para a Série B. A receita continua a mesma: VENCER. Principalmente, dentro de casa.

O que notamos nos últimos anos é que as equipes estão muito equilibradas, apenas alguns times têm apresentado maior regularidade, por exemplo, Santos, São Paulo, São Caetano e Atlético-PR. A novidade, neste ano, é o Corinthians, com a injeção financeira (de fonte ainda sob investigação das autoridades competentes) responsável por altos investimentos na contratação principalmente de argentinos, de modo que o Timão já está sendo carinhosamente chamado de “Coringón”.

Os times cariocas continuam não metendo medo em ninguém, o que os torna – mais uma vez – coadjuvantes num campeonato em que, outrora, eram os favoritos. Hoje, apontar um dos quatro grandes (?!) do Rio entre os 10 primeiros colocados ao final do campeonato seria uma surpresa, “quase zebra”.

Sobre os times de Minas, o Atlético Mineiro por pouco não se rebaixou no ano passado e, acredito que virá para este campeonato mais atento. Apenas isto, mas o time não tem destaques que impressionam. Quanto ao Cruzeiro, mesmo perdendo o Campeonato Mineiro para o Filial Ipatinga, tem no seu elenco o Fred, que arrisco dizer, vai ser a sensação deste campeonato. Este ano é o ano do Fred.

Do Sul, sobrou o Inter, o Colorado que já teve seus anos de ápice e glória nos anos 70 (aquele time que tinha Figueroa, Batista, Falcão, Caçapava, Valdomiro) nunca mais reeditou aquela força, apesar de que, desacreditado, houve-se bem nas duas últimas edições do Brasileirão. Fernandão, que já foi um dos destaques do Brasileirão, no ano passado, é outro que eu cito como uma das sensações deste campeonato, pois é um dos poucos jogadores que podemos dizer “modernos”, pois consegue jogar combatendo a saída de bola, volta para ajudar o meio de campo e a defesa, tem habilidade, conduz bem a bola, faz ótimas assistências, posiciona-se bem na área adversária, tem uma ótima performance em bolas altas, cabeceia bem (como poucos) e é artilheiro. Mas, repito, o ano é do Fred.

Sobra então, para os demais times sem maior expressão (tradicionalmente falando) jogar o futebol e mostrar, mais uma vez, que treino é treino e jogo é jogo. Que são 11 contra 11 e que tudo farão para vencer. Que a partida termina somente quando o juiz apita e, que – ultimamente – os árbitros não têm conseguido ajudar muito os – chamados – times grandes.

O que Baraúnas, Ipatingas e Cearás nos mostraram é que podemos ter mais times grandes (?!) rebaixados neste ano de 2005. As vagas são generosas: quatro. É muito mais fácil ser rebaixado do que ser Campeão. Em dezembro, vamos saber quem são.

7 Comentários:

Em 10:53, Anonymous Anônimo falou...

Caro Alberto concordo em gênero e número e grau sobre a questão dos favoritos, mas discordo de você quando poê em questão a grandez dos clubes cariocas. Todos nós sabemos que futebol é momento e o atual não é bom para o futebol carioca, mas se você olhar nos últimos campeonatos, qual foio melhor carioca? Quem paga os salários em dia no Rio? Quem tem o melhor elenco carioca? Quem acabou de ser campeão (o camp carioca nos rankings da vida é sempre ao lado do paulista o que vale mais)?

 
Em 15:45, Blogger Raphael Perret falou...

O André tem razão. O Fluminense está a anos-luz de distância dos demais times cariocas, evoluiu muito depois da pífia Taça Guanabara e pode meter medo, sim, em muito time. Hoje não diria que briga pelo título, mas é ousado dizer que não fica entre os dez primeiros.

 
Em 16:03, Anonymous Anônimo falou...

Ué... nenhuma palavrinha sequer sobre o Goiás??? Tô te estranhando, Chaer! Abraços!

 
Em 18:44, Anonymous Anônimo falou...

FLUSÃO 2 X 1 sao paulo....

Sem comentários!

saudações tricolores!!

André

 
Em 23:32, Anonymous Anônimo falou...

E o Flamengo hein!
Está invicto no brasileiro he he he

Abraaaaaço

Fábio

 
Em 22:37, Blogger Emerson falou...

piadinha que tá rolando em BH: se o campeonato terminasse *hoje* o Atlético seria campeão. ;-)

 
Em 22:56, Blogger Raphael Perret falou...

Pior que não, Emerson. Haveria um jogo extra com o Santos. ;-)

 

Postar um comentário

<< Home