BlogBola

Tentando dar alguma razão à emoção do futebol

17 de abr. de 2005

O dia seguinte

escrito por - Elis - @ 22:12

Começo minha incursão ao Blog Bola comentando uns dos fatos mais bombaredados pela mídia nesta semana: a ofensa do zagueiro argentino Desábato ao são-paulino Grafite.
A reclamação foi legítima – já era hora de alguém tomar uma atitude contra o racismo nos gramados–, mas que recepção espera Grafite na Argentina? Ou mesmo os jogadores são paulinos? (Ou mesmo a seleção brasileira?).
A maior sacanagem argentina, colocar tranqüilizante na bebida do lateral-esquerdo Branco, em 1990, foi ironizada naquele país em todos os canais de TV. Aqui, ficou um ranço amargo. E não é de hoje que os brasileiros esnobam os argentinos e vice-versa. O que me preocupa é a intolerância e a xenofobia.
Achei que com a (bem-)vinda de Daniel Passarella, Carlitos Tévez e Sebastián Dominguez ao Corinthians começasse uma espécie de reconciliação. Os corintianos adoraram os porteños e eles se encaixaram no time feito uma luva.
Mas, depois da queixa do Grafite, como ficam esses novos ídolos, será que continuam respeitados pelos atletas?
Hoje, torcedores do Quilmes exibiram faixas no clássico contra o River Plate, reafirmando as mesmas palavras racistas contra o jogador negro.
É esperar pra ver. E eu espero que essa polêmica esfrie logo.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home