BlogBola

Tentando dar alguma razão à emoção do futebol

24 de abr. de 2005

Como assim?!

escrito por Raphael Perret @ 20:39

O Campeonato Brasileiro começou com muitos resultados surpreendentes. Vários favoritos não tiveram bons resultados, mesmo enfrentando times considerados piores.

O Corinthians apenas empatou em 2 a 2 com o Juventude no Pacaembu. O Cruzeiro foi ao Maracanã e se deparou com um Flamengo mais brioso do que demonstrou o time nas últimas atuações e não passou do 1 a 1. O Internacional enfrentou o Botafogo e deve ter tomado um susto com a disposição do alvinegro, que arrancou um ótimo 2 a 0 no Beira-Rio. O São Paulo pelo menos jogou contra o campeão carioca no Rio e perdeu de 2 a 1 para o Fluminense, resultado normal e que não precisa ser encarado como o fim do mundo.

E alguém me explique o futebol. No meio da semana decisiva do Campeonato Paranaense, o Atlético chama um novo técnico, Edinho, e consegue, em apenas seis dias, vencer duas partidas na Libertadores, inclusive uma fora de casa, o que não havia obtido até então, e derrota o Coritiba nos pênaltis no segundo jogo da decisão. Então entra em seu próprio campo para enfrentar a Ponte Preta, que teve mau desempenho no Paulista... e perde por 1 a 0. Melhor pra Macaca, que perpetrou, a meu ver, a maior zebra desta rodada de abertura do Brasileirão.

***

Muito se falou, durante a semana, do esforço do técnico Paulo César Gusmão em aprimorar o condicionamento físico dos jogadores do Botafogo. Faltava conferir se isso teria algum resultado em campo. Neste domingo, teve. Os atletas do alvinegro demonstraram um grande empenho em controlar o ímpeto do Internacional no Beira-Rio, esperou o adversário cansar e meteu 2 a 0 com competência, aproveitando as chances que teve.

O Inter não chegou a decepcionar quem acredita que ele é um dos favoritos ao título. Demonstrou organização e poder de fogo, mas a defesa do Botafogo estava em ótimo dia e o goleiro Jefferson, inspirado. Pena que a torcida gaúcha vibre com os lances agressivos protagonizados por Edinho, que às vezes esquece a bola, derruba o adversário e ainda reclama da marcação da falta.

Alentador início de torneio para o Botafogo. Se o time mantiver a aplicação tática e o vigor que demonstrou em Porto Alegre, a torcida comemorará muito.

***

O Vasco até tem um bom ataque. Romário é Romário e Alex Dias é muito perigoso - tanto que, na única oportunidade que teve em Brasília, não a desperdiçou e fez um golaço.

Só que o meio-campo cruzmaltino não existe. As bolas chegavam quadradas na frente e a marcação estava recuadíssima, dando um espaço enorme para o Brasiliense chegar até a área do Vasco, principalmente no primeiro tempo, quando Iranildo abusou dos chutes de fora da área.

Na etapa complementar, Dário Lourenço organizou a defesa vascaína e o time da capital federal diminuiu um pouco o ritmo. O poder ofensivo do Vasco também enfraqueceu, com a ausência de ligação entre meio-campo e ataque. Com o time medíocre que tem o clube do Rio, o empate foi bom resultado.

Destaques do Brasiliense: Marcelinho, que, mesmo lento, fez lançamentos precisos, e Tiano, que mescla força e pontaria com exatidão e incomodou o goleiro Éverton com três ótimos chutes de longa distância. Um deles entrou, aliás. Vale a pena descobrir o quanto o rapaz treina por dia esse fundamento.

***

Tristes os estádios sediando jogos com portões fechados. Esta medida pune os clubes mandantes de partidas em que houve/houver confusão criada pela torcida. E se a culpa for de algum torcedor adversário?

E como houve times punidos no ano passado!

***

Outra surpresa: os cariocas estão invictos!

***

Eu sei, o campeonato é longo, faltam 41 jogos etc. etc. Muita gente alerta Flamengo e Vasco, mas se esquece de que são quatro os rebaixados. Paraná, Figueirense e Paysandu... Hummmm... Sei não...

***

No fim de semana que vem começa a segunda rodada. Vamos dar uma conferida?

Sábado
Goiás x São Caetano
Vasco x Fortaleza
Palmeiras x Brasiliense
São Paulo x Paraná
Ponte Preta x Atlético-MG

Domingo
Juventude x Atlético-PR
Figueirense x Flamengo
Botafogo x Corinthians
Cruzeiro x Internacional
Paysandu x Fluminense
Coritiba x Santos

Cruzeiro e Internacional devem fazer um bom jogo, pois são times considerados favoritos e precisam vencer se sonham mesmo alto nesse Brasileiro. Porém, após os resultados da primeira rodada, a partida mais interessante tornou-se Botafogo x Corinthians. O Timão vai se impor depois do frustrante empate em casa? O Glorioso mostrará que a vitória sobre o Inter não foi tão inusitada e que, sim, pode almejar um futuro mais frutífero no campeonato?

Domingo saberemos.

2 Comentários:

Em 21:17, Anonymous Anônimo falou...

Pois é, Perret. Pena que esse campeonato seja sempre nivelado por baixo. Daí, as variações absurdas de resultados: numa rodada um time é goleado de 5, na outra ganha de 6. Impressionante. Ano passado isso rolou direto, vamos ver nesse ano.

 
Em 20:36, Blogger Daniel F. Silva falou...

Concordo quando dizem que o jogo perde grande parte da graça quando é disputado sem torcida. Mas que outro jeito pra poder evitar que atos de vandalismo se repitam? Como no Brasileiro a renda toda vai para o time mandante, essa pode ser uma forma eficaz (embora radical) de punir os dirigentes pelo bolso. Se a torcida da equipe visitante cometer atos de vandalismo, essa equipe deve ser punida.

 

Postar um comentário

<< Home