BlogBola

Tentando dar alguma razão à emoção do futebol

23 de jul. de 2006

O primeiro (de ontem) é o último (de hoje)

escrito por Raphael Perret @ 22:58


Tévez manda a torcida corintiana se calar: e ela tem motivos para ficar quieta?


Corinthians, Fortaleza, Palmeiras e Santa Cruz começaram esta nova etapa do Brasileiro, depois da Copa do Mundo, na zona de rebaixamento. Depois de três rodadas, os quatro times permanecem entre os últimos. Porém, os desempenhos de cada um deles foram bem diferentes.

Santa Cruz e Palmeiras, por exemplo, venceram os três jogos que disputaram. Dentre os resultados, o Verdão derrotou o Timão, num clássico regional, e o tricolor pernambucano humilhou o Fortaleza por 4 a 1, em casa. Não à toa que os derrotados citados, neste momento, são os lanterninhas.

O Fortaleza ainda buscou dois pontos fora de casa (um contra o próprio Corinthians). Já a única conquista do time mais popular de São Paulo, até agora, foi esse empatezinho sem-vergonha no Morumbi. Com sabor de vitória, aliás, porque teve que empatar um jogo que perdia e ainda viu o Fortaleza dominar nos quinze minutos finais.

A decadência do Corinthians é bem curiosa. O time campeão de 2005 manteve as principais estrelas - Tévez, Carlos Alberto, Roger - contratou um selecionável - Ricardinho - repatriou um craque do passado - Marcelinho - e, mesmo assim, amarga um período doloroso, culminando com a lanterna alcançada nesta 13ª rodada.

Está claro que as confusões da diretoria e a pressão da torcida, intolerável em determinados momentos, como no caso da reunião (?) com o técnico Geninho, também são determinantes para a má fase de uma equipe. Entretanto, quando um time com jogadores talentosos perde tanto, fica seis partidas sem marcar um golzinho e é dominado facilmente por qualquer adversário, é porque a concentração está muito longe da mente dos atletas.

Domingo tem Santa Cruz x Corinthians. O Arrudão vai ter gente sentada no gramado pra ver o Tricolor sair da zona do rebaixamento e afundar o "galático" time do Parque São Jorge.

***

O Flamengo fez o certo. Dono de uma boa vantagem para a decisão mais importante do ano, para que levar o time titular ao Recife, expor-se a um resultado ruim e perder moral para a finalíssima de quarta-feira? A derrota dos reservas já era esperada. O Santa Cruz acordou depois da Copa do Mundo e tem, agora, três vitórias seguidas, que o tiraram da lanterna e o aproximam do oxigênio. É verdade que os 3 a 0 de hoje deixam o Flamengo perto do sufoco. Mas: 1) o time tem um jogo histórico na quarta-feira; 2) dá pra se recuperar nas 25 rodadas seguintes. É só ter concentração.

(Santa Cruz 3 x 0 Flamengo, Arruda, Recife, décima-terceira rodada do Campeonato Brasileiro)

***

O Vasco fez o certo. Pôs os titulares na partida de hoje do Brasileirão. Precisa mudar a sua principal tática, o contra-ataque, se quiser conquistar a Copa do Brasil. Pôde adaptar o time à nova estratégia num jogo antes da decisão, contra o Atlético-PR, em São Januário. Como não viajaria, o desgaste foi menor. Foi uma escolha de alto risco: algum jogador poderia se machucar e um empate ou derrota diminuiriam a esperança do vascaíno mais otimista. Só que apostas também dão certo. O Vasco venceu, conseguiu crédito com a torcida e, ainda, com uma espantosa combinação de resultados, galgou o oitavo lugar do Campeonato.

Ânimo renovado, quarta-feira tá aí!

(Vasco 2 x 1 Atlético-PR, São Januário, Rio de Janeiro, décima-terceira rodada do Campeonato Brasileiro)

***

Nada como ter um bom elenco nas mãos. O São Paulo se deu ao luxo de escalar um time reserva contra a Ponte Preta em Campinas, vencer por 3 a 1, manter a liderança e abrir quatro pontos de vantagem para o segundo colocado. Assim, pode concentrar-se tranqüilamente nos jogos da semifinal da Libertadores que, mesmo que perca o confronto no Brasileiro contra o Santos, a ser realizado entre as duas partidas da competição sul-americana, permanece em primeiro. A fase é excelente para o Tricolor, rumo ao tetra. Tanto no Brasileiro quanto na Libertadores.

(Ponte Preta 1 x 3 São Paulo, Moisés Lucarelli, Campinas, décima-terceira rodada do Campeonato Brasileiro)

1 Comentários:

Em 21:08, Blogger Daniel F. Silva falou...

Não por acaso, já dizem que o time reserva do São Paulo é o segundo melhor do Brasil (o melhor, afinal, é o titular).

 

Postar um comentário

<< Home