BlogBola

Tentando dar alguma razão à emoção do futebol

20 de jul. de 2006

Domínio transformado em vitória

escrito por Raphael Perret @ 00:52


Obina beija a camisa que honra com raça e empenho: fundamental na ótima vitória rubro-negra


Primeiro tempo nervoso.

Ney Franco arriscou. Colocou em campo uma formação que treinou só meia hora, com três zagueiros e Luizão isolado na frente. A idéia era boa. O Vasco, como sempre, jogou atrás, recuadão, a fim de explorar os contra-ataques, sua principal jogada. Assim, o Flamengo poderia liberar os laterais sem se expor às investidas vascaínas.

O rubro-negro dominou o território. No início, teve dificuldades. Os laterais estavam tímidos e eram pouco explorados. Jogando pelo meio, o Fla era dominado facilmente pela defesa vascaína. Em meio a tantos defensores, Luizão vinha buscar jogo e ajudava a tumultuar o meio-campo. Até uns 20 do primeiro tempo o Vasco chegou perto do gol, aproveitando a subida dos alas, sempre nos contra-ataques e na cobrança de faltas. Depois, o Flamengo se acertou, anulando as investidas do Vasco, desinibindo os laterais e acertando mais as tabelas. Do meio do primeiro tempo pro final, assustou Cássio, principalmente em cabeçadas de Luizão.

Segundo tempo mais decisivo.

O cenário era parecido. O Vasco começou mais na frente. Porém, uma contusão do zagueiro Renato Silva fez Ney Franco voltar ao 4-4-2. O técnico colocou Obina no lugar do defensor. A mudança foi significativa. Logo Obina fez um golaço, de primeira, da entrada da área, que alterou o desfecho do jogo. O time cruzmaltino teve que partir pra cima. Na primeira exposição, Leonardo Moura avançou pela direita e pôs a bola na cabeça de Luizão, que voltou a jogar bem e esforçadamente numa decisão, como de praxe.

Daí pra frente, o Flamengo segurou o jogo com certa facilidade. O Vasco assustou apenas com uma bola na trave numa falta cobrada pro Andrade. Diego não trabalhou muito, no fim das contas.

2 a 0 Flamengo, um perfeito retrato da partida.

***

O gol de Obina, que abriu o caminho da vitória, é um grande prêmio para o jogador. Nas duas primeiras partidas do Flamengo depois da Copa, foi ele o atleta mais empenhado em ajudar o time. Hoje, fez um lindo gol, lançou Leonardo Moura no segundo e incomodou demais a zaga vascaína. A torcida reconhece a raça de quem a tem e, não à toa, gritou seu nome quando estava prestes a entrar. Está nas graças dos rubro-negros.

Impecável também foi a atuação de Fernando. O blog é crítico recorrente do zagueiro, mas dá a mão à palmatória. Nota 10 para o jogador.

***

O segundo jogo será muito diferente. O Vasco não poderá lançar mão de sua estratégia de contra-ataques, porque precisa tirar a vantagem de dois gols do adversário. Ao Flamengo, é preciso treinar muito os contragolpes, que foram poucos e, quando existiram, foram pouco incisivos.

(Flamengo 2 x 0 Vasco, Maracanã, Rio de Janeiro, primeiro jogo da final da Copa do Brasil)

1 Comentários:

Em 15:51, Blogger Rakal D'Addio falou...

Acho importante que, caso o Flamengo vença a Copa do Brasil garantindo uma vaga na Libertadores, a equipe não decida contratar determinados reforços experientes para o competição, Fábio Baiano e similares já demonstraram que não são as contratações mais recomendadas.

Abraços

http://diletra.blogspot.com

 

Postar um comentário

<< Home