BlogBola

Tentando dar alguma razão à emoção do futebol

18 de mai. de 2008

Um 0 a 0 razoável

escrito por Raphael Perret @ 21:00

Grêmio 0 x 0 Flamengo, Olímpico (Porto Alegre),segunda rodada do Campeonato Brasileiro de 2008, 18/05/2008


Com menos de 5 minutos de jogo, Juan entrou na área pela esquerda. Tinha a opção de fuzilar o goleiro Victor e abrir 1 a 0. Preferiu cruzar para Tardelli, marcado. Fizesse o gol, o Flamengo venceria o Grêmio pelo placar mínimo. Sim, porque, domingo, no Olímpico, estava escrito que nenhuma bola entraria no gol de Bruno.

O camisa 1 rubro-negro fez defesas sensacionais e viu a bola bater em sua trave duas vezes, no segundo tempo. A qualidade e a sorte, aos poucos, confirmam sua condição de ótimo goleiro.

O Grêmio até merecia vencer. Mas sou da hipótese de que poucas coisas, no futebol, são injustas. Se o tricolor gaúcho criou dezenas de oportunidades e não as transformou em gol, foi incompetente, apesar da boa atuação de Bruno. O ataque gremista aposta no jogo aéreo e nos tiros de fora de área. Falta talento para tabelas e jogadas de aprofundamento. Quando o calibre está desajustado, como ontem, vai sofrer pra fazer gol.

O Flamengo chegou perto no primeiro tempo, mas um ataque com dois jogadores tão abertos como Diego Tardelli e Marcinho se ressentem de alguém na área. Além disso, a marcação do Grêmio estava forte, sempre com alguém na sobra, fosse quem fosse o jogador visado. Um bloqueio quase impenetrável. O antídoto seria a velocidade e a troca rápida de passes, mas com Kleberson, péssimo, e Ibson, regular, o que há é a bola, na bandeja, pro adversário. Na segunda etapa, enquanto Renato Augusto jogou como armador, embutiu alguma inteligência ao meio-campo do Flamengo, dominado pelos fortes atletas gremistas. Depois, ao ser deslocado ao ataque, ficou isolado.

Antes de enfrentar quatro times no Maracanã seguidamente, o empate até que foi um resultado razoável para o rubro-negro.

***

Não sou contra a tática mais utilizada por times visitantes, que visa atrair o adversário e explorar contra-ataques. Aplicada eficientemente, pode ser mortal e evitar riscos.

Caio Júnior optou por essa velha estratégia. Correu riscos, mas a defesa do Flamengo, apoiada pelos volantes de praxe, agüentou a pressão e passou segurança. Se a tática for mesmo executada nos jogos fora de casa neste ano, com a zaga que tem, o time rubro-negro pode conquistar mais pontos como visitante do que em 2007, quando venceu apenas três jogos dos 16 que disputou fora do Maracanã.

Mas o ataque também precisa ser melhorado.

Marcadores: , ,

2 Comentários:

Em 02:07, Blogger Daniel F. Silva falou...

Concordo. Se bem que a defesa está bem encaminhada, com a contratação do Dininho, que decerto será um reserva bem melhor que Leonardo e Rodrigo Arroz... Mas falta um bom centroavante, mesmo. De todo modo, sinto firmeza nesse incipiente trabalho do Caio Júnior.

 
Em 09:29, Blogger Raphael Perret falou...

Oi, Daniel. Ainda acho cedo pra avaliar. Um ponto positivo é a preferência dele por RA no meio-campo. Só me preocupa a insistência com Jaílton...

 

Postar um comentário

<< Home