BlogBola

Tentando dar alguma razão à emoção do futebol

26 de mai. de 2008

Reflexões sobre poupar ou não titulares no Brasileirão

escrito por Raphael Perret @ 22:59

Algumas justificativas que enxergo sobre as duas posições.

A favor

Os jogos são mais duros. O preparo físico é fator cada vez mais determinante no sucesso de um jogador de futebol. As disputas de bola costumam ser mais ríspidas, deixando os jogadores mais sujeitos a lesões. O risco de perder um atleta por contusão é alto, e o prejuízo torna-se muito grande quando o time participa de uma semifinal de Libertadores ou final de Copa do Brasil.

Às vezes o melhor treino é o descanso. Quem pratica exercícios sabe que, às vésperas de um evento mais desgastante, o repouso é mais importante do que o treinamento. Se o jogador tem a possibilidade de descansar mais perto do jogo decisivo, ele terá melhor aproveitamento na hora H.

Contra

Sempre foi assim. Não me lembro, em toda minha vida, de ver jogos somente nos finais de semana. Antes, aliás, jogava-se até mais, quando o Brasileiro tinha mais de 30 times e se espremia em menos de um semestre, quando os Estaduais eram paquidérmicos e quando os times da Libertadores também disputavam a Copa do Brasil.

A torcida não prestigia. Se as equipes titulares dos clubes brasileiros já não são empolgantes, que dirá os reservas? Só vão ao estádio mesmo os mais fanáticos. E, se o time ainda disputa finais de outro torneio, o torcedor vai preferir economizar e assistir somente às decisões.

Desvaloriza-se o principal torneio do país. Com vinte clubes e uma tabela conhecida desde o início do ano, o Brasileiro tinha tudo para ter jogos animados. Mas os mistões só enfraquecem.

Expõe-se o time reserva ou júnior. Desentrosado ou inexperiente, a equipe que entra em campo tem grandes chances de ser derrotada, não raro com sacodes memoráveis. Prato cheio para queimar jogador que ainda desponta para o cenário do futebol.

Saldo

Sou contra a utilização maciça de reservas nas primeiras rodadas do Brasileiro. Porém, as justificativas dos treinadores são compreensíveis. O calendário precisa ser melhorado, de forma que os times possam disputar duas competições sem a necessidade de mandar equipes reservas para um dos torneios. Os clubes também precisam montar elencos extensos e competitivos, o que é muito difícil, diante da situação calamitosa dos cofres das agremiações.

A melhor solução é a escalação, nos jogos iniciais do Brasileiro, de times mistos, com o máximo de titulares. A escolha deve cair sobre aqueles jogadores em melhores condições físicas e sem histórico de contusões. Mesmo assim, eu ainda mandaria os titulares poupados para o banco de reservas. Afinal, o Campeonato Brasileiro não merece esse começo insosso.

Marcadores:

1 Comentários:

Em 00:05, Blogger Daniel F. Silva falou...

Tem razão. Apenas um calendário melhor e mais racional, que faz com que os campeonatos nacionais e internacionais terminem quase que ao mesmo tempo (e não esse monstro vigente, em que a Libertadores e a Copa do Brasil se encerram enquanto o Brasileirão está apenas começando), pode melhorar essa situação.

Na minha opinião (defendo isso já faz um bom tempo), a adaptação do calendário brasileiro ao internacional é a melhor saída. De quebra, possibilita aos representantes brasileiros na Libertadores participarem também da Copa do Brasil, melhorando o nível técnico desta competição.

 

Postar um comentário

<< Home