BlogBola

Tentando dar alguma razão à emoção do futebol

14 de abr. de 2006

Vai começar

escrito por Raphael Perret @ 13:47

Vai começar no fim de semana uma longa e divertida viagem pelo Brasil. De Fortaleza a Porto Alegre, de Recife a Goiânia, 380 partidas decidirão o campeão brasileiro de futebol de 2006. Muita emoção, discussão e polêmica vão permear as mesas redondas, os bares, os escritórios e, espero, este blog. Tudo baseado nos confrontos que vão agitar o torneio.

Eu gosto muito do Brasileirão. Prefiro-o aos Estaduais. Os campeonatos locais são charmosos, valorizam a rivalidade, coisa e tal, mas têm muitos jogos desinteressantes, que só surgem na tabela para agradar dirigentes-políticos.

Na maior competição futebolística do país, a história é outra. Dificilmente um time abandona o torneio no meio porque sempre luta por algo nas últimas rodadas: ou pelo título, ou por vaga nos campeonatos sul-americanos ou contra o rebaixamento. Com apenas 20 clubes, então, a disputa por um desses objetivos é líquida, certa e acirrada. As rivalidades também se acentuam no Brasileirão. Afinal, os clássicos regionais estão lá, na tabela, duas vezes no ano. Assim como estão presentes, também, as partidas entre clubes tradicionalíssimos, que mantêm sua rixa há muitos anos. E a própria dimensão superlativa do campeonato amplifica o valor da conquista do título. Enfim, acho muito melhor ser campeão brasileiro a ser campeão estadual.

Não que o Brasileirão 2006 será perfeito. Gosto da fórmula dos pontos corridos, mas lamento que a quantidade de 20 limite a participação de clubes importantes na Série A. Por outro lado, este baixo número traz duas vantagens: a diminuição na quantidade de jogos, evitando a banalização do futebol e tornando as partidas mais interessantes, e a valorização da Série B, que este ano tem a presença de campeões brasileiros (Atlético-MG, Coritiba, Guarani e, vá lá, Sport Recife) e outros times tradicionais (Náutico, Paysandu, Portuguesa). Nada, porém, que torne o Brasileirão desqualificado ou menos emocionante.

***

O campeonato começa sábado. Pena que sem nenhuma solenidade ou evento de abertura. Pelo menos para simbolizar a importância do torneio para o Brasil. Sem nenhuma festa, sem champanhe ou salgadinho, a primeira rodada terá início como se fosse outra qualquer.

Deixa estar. Para comprovar o alto relevo do campeonato, a rodada de abertura nos traz vários jogos quentes.

O Corinthians, detentor do título, visita um recém-(re)nascido Grêmio, campeão da série B e campeão gaúcho. O Goiás, sensação de 2005 e que faz ótima campanha na Libertadores, recebe o Santos de Luxemburgo. E dois times cariocas que decepcionaram no Estadual mas têm feito bons jogos na Copa do Brasil enfrentam dois favoritos ao título: teremos Vasco x Internacional, no sábado, e São Paulo x Flamengo, no domingo. Digna de registro também é a estréia do Cruzeiro, outro candidato, diante de um imprevisível São Caetano. Aos supersticioso, lembro que o time mineiro estreou exatamente contra o Azulão em 2003, ano em que a Raposa conquistou seu único título brasileiro.

Não será difícil encontrar, nas rodadas seguintes, outros jogos de igual destaque. Tudo dependerá das rivalidades, do andamento da competição e do sobe-e-desce da tabela. Não há dúvida: vale a pena acompanhar.

***

Com certeza vou errar tudo. Ainda assim, faço meus prognósticos. São candidatos ao título São Paulo, Corinthians, Inter e Cruzeiro. Não farão feio Goiás, Santos e Palmeiras. Disputam alguma vaga nos torneios sul-americanos Botafogo, Fluminense, Grêmio e Atlético-PR. Os demais farão figuração ou caem para a Série B.

***

Teremos Maracanã! Aleluia!

1 Comentários:

Em 15:41, Blogger Emerson falou...

nos prognósticos eu inverteria Santos e Cruzeiro, no resto concordo!

 

Postar um comentário

<< Home