Brasileirão – 2005 – dois terços de campeonato
escrito por AL-Chaer @ 01:51
AL-©haer
Quando alcançamos metade de campeonato, escrevi:
Depois de 21 rodadas, quando todos já jogaram contra todos nas partidas de “ida”, a primeira conclusão – óbvia – é de que há muito equilíbrio entre as equipes.
Agora, que já completamos dois terços de todo o campeonato, eu reescreveria o texto acima, com poucas modificações:
Depois de 28 rodadas, quando todos já jogaram contra todos nas partidas de “ida”, e já se realizaram 7 partidas de “volta”, continuamos com a conclusão – óbvia – de que há muito equilíbrio entre as equipes.
No entanto, caro torcedor apaixonado, eu gostaria que você analisasse comigo duas questões recorrentes nesta competição. E estas questões podem ser resumidas nas seguintes frases, exaustivamente propaladas: 1. O campeonato é longo e muitas alterações podem acontecer durante a competição; 2. Há muito equilíbrio entre as equipes.
Eu mesmo já dividi com vocês estas afirmações, mas resolvi buscar uma maneira de entendê-las. E, a metodologia que segui foi, ao final da 14ª Rodada, arquivar a Tabela de Classificação, esperando para compará-la com a Tabela de Classificação após a 28ª Rodada.
A minha hipótese, ao final da 14ª Rodada, era a seguinte indagação:
“O que é mais preponderante neste campeonato:
- o fato da competição ser longa e permitir alterações significativas na Tabela de Classificação,
ou
- o fato das equipes estarem bastante equilibradas?”
Convido-o a seguir o meu raciocínio, que será embasado única e exclusivamente por números, para – ao final – apresentar a conclusão de minhas observações. Para isto, utilizei-me de uma planilha de cálculo, e após poucas e simples operações, encontrei os seguintes dados, que mostro a seguir, tecendo algumas considerações:
- SOBRE OS QUATRO PRIMEIROS
14ª Rodada
POSIÇÃO-TIME-PG
1-Ponte Preta-29
2-Internacional-28
3-Corinthians-28
4-Botafogo-RJ-25
28ª Rodada
POSIÇÃO-TIME-PG
1-Internacional-51
2-Corinthians-50
3-Fluminense-50
4-Goiás-47
- SOBRE OS QUATRO ÚLTIMOS
14ª Rodada
POSIÇÃO-TIME-PG
19-Atlético-PR-12
20-Vasco-12
21-Atlético-MG-11
22-Paysandu-PA-11
28ª Rodada
POSIÇÃO-TIME-PG
19-Atlético-MG-30
20-Figueirense-29
21-Brasiliense-DF-29
22-Paysandu-PA-23
Os dados acima nos revelam que, passadas 14 rodadas, tanto na parte de cima da tabela, quanto na parte de baixo, a mudança foi de 50%. No topo da tabela, Internacional e Corinthians continuam entre os quatro primeiros. Enquanto que na zona de rebaixamento, permanecem Atlético-MG e Paysandu. Ou seja, há a tendência das equipes que estão na frente permanecerem na frente e as equipes que estão lá atrás, permanecerem por lá.
- SOBRE OS TIMES QUE MAIS SUBIRAM NA TABELA
Da 14ª à 28ª Rodadas
TIME/CRESCIMENTO
Palmeiras/+7
Fluminense/+5
Goiás/+5
São Paulo/+5
Atlético-PR/+4
Fortaleza/+4
Dentre estas equipes que apresentaram melhor performance nas últimas 14 rodadas, era esperado que São Paulo e Atlético-PR (após o final da Libertadores) se recuperassem, significativamente, pela qualidade destas equipes. Fluminense e Goiás, que já vinham bem na competição, firmaram sua condição de candidatos ao título. A equipe do Fortaleza ensaiou uma arrancada, mas quem disparou mesmo foi o Palmeiras com a chegada do técnico Leão.
- SOBRE OS TIMES QUE MAIS DESCERAM NA TABELA
Da 14ª à 28ª Rodadas
TIME/QUEDA
São Caetano/-10
Ponte Preta/-8
Brasiliense-DF/-6
Cruzeiro/-5
Botafogo-RJ/-4
Dentre as equipes de pior performance nas últimas 14 rodadas, a surpresa é o São Caetano, que nas últimas três edições do Brasileirão apresentou uma regularidade sempre nas primeiras posições. Neste campeonato, tá com “cara de Criciúma”. Outra surpresa é a queda do Cruzeiro, que padece muito da saída do Fred, mas que – na realidade – tem seu goleiro (bom goleiro) passando por uma péssima fase. Era esperado que Ponte Preta e Botafogo seriam “cavalos paraguaios”. No caso do Brasiliense, convenhamos, fizeram por lá uma fórmula explosiva: Ozéias+Vampeta+Marcelinho Carioca. Para detonar, o “Joel da Prancheta”. Uma verdadeira “bomba”.
- SOBRE OS TIMES QUE MANTIVERAM A POSIÇÃO NA TABELA
Da 14ª à 28ª Rodadas
TIME-POSIÇÃO
Santos-5
Flamengo-18
Paysandu-PA-22
Aqui, também, confirmamos uma das “Leis de Newton”, a da “Inércia”: um corpo que está em repouso tende a permanecer em repouso, enquanto que, em movimento, tende a permanecer em movimento. Em outras palavras (já dito): quem está na frente tende a permanecer na frente (Santos); quem está lá atrás, tende a permanecer por lá (Flamengo, continua lutando contra o rebaixamento; Paysandu, continua na zona de rebaixamento).
A conclusão que tirei disto tudo é que na última terça parte do Brasileirão, não teremos mudanças significativas na tabela de classificação.
Detalhes vão decidir qual equipe será a Campeã. Estes detalhes ainda não apareceram, pois das equipes que já assumiram a liderança, nenhuma delas se distanciou das demais. Outros detalhes definirão os quatro rebaixados. Estes detalhes virão dos que se mantém nas primeiras e nas últimas posições. Não acredito que haja tempo para grandes alterações. É por este motivo que discordo frontalmente quando a imprensa paulista insere a equipe do São Paulo como candidata ao título. É por este motivo que o Atlético-MG está tendo uma dificuldade enorme de sair da zona do rebaixamento. É por isto que equipes como Flamengo e Vasco lutarão até o final da competição para fugir do rebaixamento.
A rigor, o que tivemos nestas 14 partidas entre a 14ª e 28ª rodadas, foi o crescimento significativo de Palmeiras e São Paulo. Para que isto acontecesse, algumas equipes deveriam experimentar uma queda vertiginosa, o que ocorreu com São Caetano e Ponte Preta.
E, finalizando, a resposta que cheguei para a hipótese que estabeleci é a seguinte:
O Brasileirão é mesmo longo, mas o equilíbrio das equipes é baseado na “inércia” dos resultados da primeira terça parte da competição: quem sai na frente tende a permanecer na frente; quem fica para trás, tende a permanecer por lá.
Faltando um terço da competição para se realizar, por enquanto, estão disputando o título os seis primeiros: Inter, Corinthians, Fluminense, Goiás, Santos e Palmeiras. O Campeão de 2005 está entre eles.
AL-Bra©os
4 Comentários:
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
o primeiro "detalhe" aconteceu hoje: foram anuladas as onze partidas apitadas por aquele safado. e o meu Cruzeiro corre o risco de perder 6 pontos que, espero, foram ganhados jogando bola.
Obrigado por Blog intiresny
Postar um comentário
<< Home