Brasileirão – 2005 – Balanço – Primeiro Turno
escrito por AL-Chaer @ 01:23
AL-©haer
Depois de 21 rodadas, quando todos já jogaram contra todos nas partidas de “ida”, a primeira conclusão – óbvia – é de que há muito equilíbrio entre as equipes.
Uma das provas deste equilíbrio é de que, se não me falha a memória, de todas as equipes que já figuraram na primeira colocação deste Brasileirão, apenas o Botafogo chegou a ficar 4 pontos a frente do segundo colocado, dando-se ao luxo – na ocasião – de até poder perder sua partida seguinte, que ainda se manteria na liderança. Nenhum outro time se distanciou mais, quando esteve no topo da tabela.
Outra prova deste equilíbrio é que podemos dividir as equipes em dois grupos, que eu chamarei de Primeiros e Últimos:
- Os Primeiros, do Corinthians (Líder, 39 PG) ao Juventude (14º, 29 PG), que estão separados por 10 PG;
- Os Últimos, do Atlético-PR (15º, 25 PG) ao Paysandu (Lanterna, 16 PG), estão separados por 9 PG.
Cada equipe ainda tem pela frente 21 partidas, que significam 63 Pontos a serem disputados, ou seja, não há nada definido. Nem no topo, nem na parte de baixo da tabela de classificação.
O campeonato é longo e a receita, então, é a regularidade. O que seria regularidade? Se tomarmos como “regularidade” a referência de uma equipe que ainda não ocupou a zona de rebaixamento (e é lícito nos basearmos neste princípio, pois se temos apenas uma vaga para o Campeão, contudo, temos 4 vagas para o rebaixamento, portanto, é mais fácil se rebaixar do que ser Campeão), então poderíamos citar as seguintes equipes que considero regulares, neste quesito, em ordem alfabética: Botafogo, Coritiba, Cruzeiro, Fluminense, Goiás, Juventude, Palmeiras, Ponte Preta, Santos e São Caetano.
Se considerarmos as últimas 7 rodadas, a última terça parte do primeiro turno, então as equipes que “melhor terminaram o primeiro turno” (vamos dizer assim) foram – sem dúvida – Corinthians, Goiás, Paraná, Santos, Cruzeiro, Palmeiras e Fortaleza.
Mas esta questão de separar primeiro de segundo turno é mera especulação, talvez necessária pedagogicamente falando, apenas para organizarmos um pouco o pensamento.
É importante salientar que – neste segundo turno – algumas equipes farão 11 jogos em casa e 10 fora de casa, enquanto que para outras, ocorrerá o contrário, 10 partidas como mandante e 11 como visitante. Isto pode ser determinante, se nos basearmos no “fator campo”. Ainda seguindo este raciocínio, algumas equipes levam vantagem, por não terem “clássicos” em seus confrontos, são eles: Paysandu, Fortaleza, Brasiliense, Goiás e Figueirense. Apesar de que, no caso do Brasiliense e Fortaleza, quando eles jogam em casa contra equipes de Rio e São Paulo, há uma presença significativa de torcedores destas equipes. E, quanto ao Paysandu, excepcionalmente neste primeiro turno, o que foi uma surpresa, esta equipe não está justificando seu apelido de Papão da Curuzu no Mangueirão.
Ainda tem muito tempo e muito jogo pela frente. Se estivéssemos falando de outro esporte coletivo, Basquete, Vôlei, Handbol ou Pólo Aquático, poderíamos apontar com mais certeza os favoritos para o título e os prováveis rebaixados. Mas não, é o Futebol.
E o Futebol é o único esporte coletivo onde nem sempre o melhor vence. No Futebol, a arbitragem ainda decide partidas (principalmente nos erros). No Futebol, o jogador consegue “se esconder” do jogo e “fazer corpo mole”. E por aí vai...
Sem esquecer do “Sobrenatural de Almeida” (obrigado Nelson Rodrigues) que, invariavelmente, entra em campo. Hoje, por exemplo, entrou em campo na partida entre Corinthians e Goiás. O Goiás poderia ter matado o jogo em três ocasiões ao final do segundo tempo, mas uma bola cruzada para o meio da área encontrou uma cabeça corinthiana e a bola foi no cantinho do gol do excelente goleiro Harley, que ainda foi na bola, mas esta entrou. Era o empate do Corinthians, aos 40 min do segundo tempo, o que tirou do Meu Goiás o “título simbólico” de Campeão do Primeiro Turno.
Tudo bem, eu ficarei satisfeito com o título ao final da competição...
AL-Bra©os
9 Comentários:
Nada sobre o Vasco?
Se mantiverem um retrospecto dos últimos jogos, três times podem crescer um pouco na tabela: Vasco, Palmeiras e Cruzeiro, que conseguiram bons resultados recentemente. O Vasco é o que parece ter menos potencial e o Cruzeiro, mais.
Alberto não se esqueça que o Sobrenatural De Almeida joga a favor do Fluzão!!!!! hehhehehehehehe
o ultimo anexo foi meu.
pois é...
o Goiás perdeu a chance de ficar em primeiro nesse turno, embora seja um bom resultado o empate e a manutenção do segundo lugar.
Agora aguardo o jogo da Sul Americana...
Falando em Brasileirão, coloquei lá no Golblog FC a minha análise sobre o primeiro turno do Brasileirão, e as perspectivas para o segundo turno. Dêem uma passadinha por lá, dêem uma opinião. Abraços a todos.
A bola natrave do Jô é que decidiu o jogo,senão seria 2 x 1 pro TIMÃO.Abraço,WS.
Caro Wagner Sá (WS),
Lembrando que, antes do seu TIMÃO empatar, foi o MEU Goiás que, por três vezes teve chances de marcar o segundo gol, numa delas, o goleiro defendeu e a bola também bateu na trave, indo a escanteio.
Ou seja, empatamos, também, em bolas na trave.
AL-Bra©os
AL-©haer
p.s.: sem os craques Tevez e Roger, o Corinthians está longe de ser um TIMÂO...são eles que DESEQUILIBRAM a favor do Corinthians...
O Sobrenatural do meu time é o Jr. Baiano que vai voltar. E o pior é que ainda tenho que comemorar esse fato!!!
Agüenta, coração!!! Ehehehe...
Postar um comentário
<< Home