BlogBola

Tentando dar alguma razão à emoção do futebol

25 de jul. de 2005

br-A-si-L-eirão – 2005 – um terço de campeonato

escrito por AL-Chaer @ 02:19

AL-©haer

Terminada a 14ª Rodada, concluímos exatamente a terça parte do Brasileirão 2005.

Sabemos que, ao final das 42 Rodadas, teremos uma classificação diferente da atual. O campeonato é muito longo e, nas edições anteriores, tivemos exemplos muito significativos de mudança na tabela de classificação e, para refrescar a memória, citarei dois exemplos:

- em 2003, no primeiro turno, o Goiás passou 14 rodadas na zona de rebaixamento, quase uma dezena delas na lanterna; no segundo turno, teve uma recuperação fantástica e surpreendente o que o levou à classificação final entre os 10 primeiros;

- em 2004, o Criciúma começou muito bem o campeonato, chegando a liderá-lo por algumas rodadas no primeiro turno e, depois, foi caindo de produção, para, no segundo turno, seguir vertiginosamente rumo ao rebaixamento ao final da competição.

Então, sei que está cedo para fazer prognósticos, mas podemos fazer umas análises e convido você a acompanhar meu raciocínio. Para isto, vou separar as equipes em três blocos: os 7 primeiros, os 7 intermediários e os 8 últimos na atual tabela de classificação.

Comecemos pelos que estão no topo da tabela.

TIME PG V


1 Ponte Preta 29 9
2 Internacional 28 9
3 Corinthians 28 9
4 Botafogo-RJ 25 8
5 Santos 24 7
6 São Caetano 24 7
7 Cruzeiro 24 6


PG - pontos ganhos;
V - vitórias;

Destes 7 times, temos aí dois Campeões recentes, Cruzeiro e Santos, o extremamente organizado e equilibrado São Caetano e o regular Internacional, que já aparecem novamente em destaque neste campeonato. A Ponte Preta ainda é uma incógnita, pelo que realizou na competição anterior, quando esteve muito bem no início, mas terminou em posição intermediária. Também não sei se a saída de seu técnico (para o Japão) irá influenciar negativamente o grupo. Já o Corinthians, com a discutida parceria firmada, investiu muito, reuniu um elenco respeitável e já está confirmando em campo o que se apostava antes da competição. Resta saber se o técnico está à altura da equipe. Quanto ao Botafogo, este sim é a grande surpresa, se olharmos a competição anterior, quando se livrou do rebaixamento na última rodada. Tem oscilado nas últimas rodadas deste Brasileirão, mas são as 4 vitórias seguidas nas 4 primeiras rodadas que estão fazendo a diferença, por enquanto, mantendo-o nas primeiras colocações. Repito o que já falei antes: como as suas cores, eu quero ver o preto no branco, ou seja, por São Tomé, só acredito vendo o Botafogo chegar ao final da competição entre os 10 primeiros colocados.

Vamos, agora ao pelotão intermediário.

TIME PG V

8 Fluminense 23 7
9 Goiás 23 7
10 Paraná 22 6
11 Juventude 22 6
12 Coritiba 20 6
13 Palmeiras 19 6
14 Fortaleza 18 5

PG - pontos ganhos;
V - vitórias;


Sei que jogador derruba técnico. Mas também sei que há técnicos que impõem muito respeito. Um deles é o competente Leão. Mal chegou ao Palmeiras e o clima já mudou, para melhor. Há técnicos que motivam mais os jogadores e acredito que o Leão vai fazer os jogadores do Palmeiras jogarem mais. E, assim sendo, o Palmeiras deve seguir para o primeiro pelotão. O Meu Goiás (que já vai para o seu terceiro técnico na competição) trouxe o Campeão Geninho, mas, sinceramente, com o elenco que temos, acho que o Goiás deve rondar uma posição intermediária ao longo da competição. Se, ao final da competição, o Goiás terminar entre os 7 primeiros, vai ser uma surpresa, para mim. Juventude e Coritiba, mais uma vez, aparecem com times robustos. Mas, vejo neles uma condição muito similar à do Goiás. Devem oscilar nas posições intermediárias. Dentre estes times, a surpresa tem sido a equipe do Paraná, que tem um elenco sem destaques, apenas o Renaldo é mais conhecido, mas parece que não veio para fugir do rebaixamento. Contudo, deve permanecer no pelotão intermediário. Quanto ao Fortaleza, este sim, em breve estará no pelotão de baixo. Sobre o Fluminense, este está com a cara de “eu sou o Criciúma em 2005”. Na próxima rodada, o Fluminense pode até golear o Meu Goiás, mas sinto que o Fluminense está desmoronando e arrisco a dizer que o Abelão será substituído antes do término do campeonato.

Sigamos para os últimos.

TIME PG V

15 Brasiliense-DF 17 5
16 São Paulo 16 4
17 Figueirense 13 3
18 Flamengo 12 3
19 Atlético-PR 12 3
20 Vasco 12 3
21 Atlético-MG 11 3
22 Paysandu-PA 11 3

PG - pontos ganhos;
V - vitórias;

Estou apostando que São Paulo e Atlético Paranaense, ao final da competição, não terminarão neste bloco. Porque são muito superiores aos demais e porque ainda sofrem o prejuízo de terem priorizado a Copa Libertadores. É questão de tempo a recuperação destas duas equipes. Ouvi falar que o Joel da Prancheta arrumou o time do Brasiliense. O problema é que o Brasiliense não joga em casa. Em Brasília, principalmente contra times do eixo Rio-São Paulo, há mais torcida destes times nas arquibancadas do que a torcida do Brasiliense, na Boca do Jacaré. Convenhamos, é difícil torcer para jacaré em filme de Tarzan. Neste Brasileirão, o Mangueirão já não é mais do Paysandu e o Paysandu já não é tão Papão, assim. Não espero muito de Brasileiense e Paysandu. Devem ficar o campeonato inteiro lutando contra o rebaixamento. Quanto a Flamengo, Vasco e Atlético Mineiro, acho que estes times ainda estão no campeonato de 2004. E, se não entrarem no campeonato de 2005, correm sério risco de entrar – em 2006 – no campeonato da Série B. O Figueirense, para não se rebaixar, depende muito de Edson Bastos lá atrás e de Edmundo lá na frente. Ou seja, dos milagres do goleiro e dos espasmos animais. Vamos ver até quando.

Se temos um terço de campeonato, não custa rezar. Mas não há muito mistério pela frente.

Claro, sem esquecer do Sobrenatural de Almeida, que entra em campo para jogar e para apitar...

AL-Bra©os


8 Comentários:

Em 10:00, Anonymous Anônimo falou...

Se o Nosso Goiás se classificar pra Sul-Americana, tá valendo...
Quanto ao Flamengo, se ficar na primeira divisão, vou comemorar como se fosse o título...

 
Em 13:57, Anonymous Anônimo falou...

Sei não. Sou Flamenguista, mas talvez a série B faça bem a rubro-negro.
Coitado do São Diego ontem hein, Renato e Júnior Baiano na zaga!!! Ai meu Deus!!!

 
Em 22:37, Blogger Emerson falou...

Ah, se meu Cruzeiro não empatasse tanto... são 6 empates em 14 jogos. Tivesse ganhado metade destes jogos e ele teria 6 pontos a mais do que hoje, o que valeria a liderança isolada. Mas tem nada não, isso é reflexo da mediocridade do time. :-/

 
Em 16:58, Blogger AL-Chaer falou...

Grande Emerson,

É fato que o time do Cruzeiro e a maioria dos times do Brasileirão ainda não "acertaram as equipes": jogadores, mudança de técnicos etc

Contudo o Curzeiro tem o Fred, em que aposto todas as minhas fichas de que será o artilheiro e a revelação deste campeonato.

O Fred vai fazer muito a diferença a favor do Cruzeiro.

Sem falar o "Robinho Branco" (esqueci o nome dele!) que mais parece uma síndrome de Garrincha e Falcão (o do Futsal).

Já fiquei fã deste menino!!!

AL-Bra©s
AL-©

 
Em 20:43, Blogger AL-Chaer falou...

Kerlon é o nome do "Robinho Branco"...

AL-©

 
Em 23:43, Blogger Emerson falou...

hehehe... o Kerlon é muito bom, mas com 17 anos acho que esse ainda não é o ano dele. quanto ao Fred, parece que será mais um a ir pro CSKA antes que julho acabe... :-(

veja aqui:
http://www.superesportes.com.br/ed_esportes/003/template_esportes_003_14610.html

 
Em 23:44, Blogger Emerson falou...

a url correta é: essa.

 
Em 00:17, Blogger AL-Chaer falou...

Então, GrandEmerson,

Quer dizer que nós só veremos o Fred novamente daqui a AL-gum tempo na seleção...

Estatisticamente falando (média de gols), o Fred perde "por pouco" para o Fenômeno (em sua passagem pelo Cruzeiro).

É, gente, não dá para reverter o placar:

Real 1 x 3 Euro

...mesmo jogando em casa...

AL-Bra©os
AL-©haer

 

Postar um comentário

<< Home