BlogBola

Tentando dar alguma razão à emoção do futebol

8 de ago. de 2005

Equilíbrio

escrito por Raphael Perret @ 15:38

Os partidários da idéia de que o Campeonato Brasileiro está muito equilibrado ganharam, na última rodada, mais uma boa evidência para confirmar a tese que defendem. Os cinco times que estavam melhor colocados antes do fim de semana não conseguiram ganhar seus jogos e, agora, o nono lugar está distante quatro pontos do líder, o Corinthians. Quase metade dos times que disputam o Brasileiro têm boas chances de conquistarem o título.

O campeonato pode até não ser um primor de qualidade técnica. Mas não tem faltado emoção. Muitos gols e o vaivém da classificação é uma gangorra.

Quer saber? Adoro o Campeonato Brasileiro.

***

O Atlético Paranaense perdeu a Libertadores, mas rapidinho deixou a lanterna do Brasileiro pra trás e já respira com mais tranqüilidade. Uma justiça para um time que não merece ficar no calvário que ficou.

Por outro lado, o São Paulo ganhou o tri das Américas, havia garantido uns bons pontos no campeonato daqui mas, sabe-se lá por quê, despencou e agora se questiona porque "lidera" a zona de rebaixamento.

Não acredito que o tricolor esteja "com a cabeça em Tóquio". Faltam ainda quatro meses pra dezembro e não é possível que os jogadores, comissão técnica e dirigentes estejam tão exclusivamente concentrados pra um torneio importante, porém muito distante.

Como nunca ouvi falar de times bons serem rebaixados, torcedores do São Paulo não têm com o que se preocupar. O clube estará na Série A em 2006.

***

Finalmente vi o Flamengo atuar depois da suposta recuperação. E não é que o time evoluiu mesmo? Perdeu para o Fortaleza, está em 17º, mas o progresso é inegável. Criou muitas chances de gol, está errando menos passes e, salve, cometendo menos faltas. Ainda há problemas? Muitos. Se tivesse um atacante decente, que soubesse finalizar (quem disse que Bruno Mezenga "arrebenta"?), teria ao menos empatado. E os gols do Fortaleza saíram em falhas de marcação da defesa. Entretanto, o time está consistente, perto do equilíbrio, fazendo alguma coisa. Se mantiver o ritmo, escapa, sim, do rebaixamento. Basta "apenas" ganhar mais do que perder daqui pra frente.

9 Comentários:

Em 19:03, Blogger Daniel F. Silva falou...

Comentando:
- O grande motivo do forte equilíbrio do Brasileiro no momento, apesar da emoção, é o enfraquecimento dos times. Culpa da CBF, que não consegue peitar ninguém com competência.
- Também acho difícil o São Paulo ser rebaixado - assim como achava difícil o Atlético-PR cair. Mas eles têm que tomar cuidado, pois a impressão que eu tenho é que os são-paulinos estão relaxados...
- O Flamengo evoluiu nos últimos jogos, e só não saiu do Ceará com pelo menos um ponto porque o juiz atrapalhou (houve uma falta antes do primeiro gol do Fortaleza, e o Jean sofreu um pênalti que o árbitro não marcou). Mas agora vem o Paraná (melhor defesa do campeonato) pela frente...

 
Em 20:26, Anonymous Anônimo falou...

Há tempos o Fla precisa de um bom atacante...
Jean e Mezenga não dá...

 
Em 21:23, Blogger Raphael Perret falou...

Daniel, o Flamengo ganhou do Paraná pela primeira vez no Rio de Janeiro só no ano passado. Estou temendo demais esse jogo. O rubro-negro é freguês de carteirinha desse timeco de Curitiba...

 
Em 23:53, Blogger AL-Chaer falou...

Uai, Grande Raphael !!!

Não entendi a expressão "timeco", que você usou nos comentários.

1. Um dos pontos positivos de seus textos, além da objetividade e clareza, é a redação e, pela primeira vez, vejo você utilizar um termo incomum, que não condiz com a sua prática.

2. O Paraná não tem a História, a Tradição e a Torcida do Flamengo. O Paraná é um time que tem na sua história recente um momento amargo de luta contra o rebaixamento (no ano de 2004). Neste ano de 2005, no entanto, está surpreendendo, positivamente. Se for classificado de "timeco", que diremos dos demais, qua ainda não alcançaram o seu êxito na competição?

3. Raphael, eu sou seu fã. Você é um jovem jornalista e deve seguir o que seu talento tem proporcionado a você, que é escrever sobre o Futebol, sem os vícios da maioria da crônica do eixo Rio-São Paulo, que acha, propaga e insiste que os demais times são escória, quase uma sub-raça do Futebol.

E, sabe o que eu acho? Da mesma maneira que o Flamengo venceu a Ponte, o Flamengo tem condições de vencer o Paraná.

Grande AL-Bra©o
AL-©haer

 
Em 11:02, Blogger Saúvo Carrapatoso falou...

"Timeco"? Se quando fazia campanhas ruins o Paraná já era perigoso pro Flamengo, imagina agora que tá fazendo uma campanha boa...

 
Em 20:46, Blogger Raphael Perret falou...

Hehehe.

Desculpem a impertinência da palavra, galera.

É um problema pessoal que tenho com o Paraná Clube. Mas é leviano trazer pra cá questões pessoais.

Foi mal aê.

[]s!

 
Em 21:04, Blogger AL-Chaer falou...

Esse é O Raphael que eu conheço.

Grande !!!

AL-Bra©os
AL-©haer

 
Em 20:00, Blogger Daniel F. Silva falou...

Pessoal, deixando o futebol um pouco de lado, convido vocês pra acompanhar a ampla cobertura que o colega Saúvo Carrapatoso está fazendo do Campeonato Mundial de Atletismo, em Helsinque. Como nosso único correspondente na capital finlandesa, está cortando um dobrado pra poder nos proporcionar grandes momentos do atletismo (se bem que do futebol local ele promete falar também no Golblog, assim como publicado ontem, 10/8). Acessem www.atrombada.blogspot.com e divirtam-se!

 
Em 16:17, Blogger Emerson falou...

eu também adoro o campeonato brasileiro por pontos corridos. ;-)

 

Postar um comentário

<< Home