BlogBola

Tentando dar alguma razão à emoção do futebol

30 de mar. de 2005

O craque impopular

escrito por Raphael Perret @ 12:18

O Ronaldo é um fenômeno. Não me refiro ao seu talento. Falo sobre sua estranha (falta de) popularidade.

Ele tem uma história bonita e memorável. Surgiu como uma grande promessa. Em 94, sem jogar, já era campeão mundial pela seleção. Rapidamente foi para a Europa. Na Copa de 1998, não atuou tão bem e sua presença na final continua cercada de mistério. Sofreu lesões que o deixaram inativo por muito tempo. Nas vésperas da copa do Japão e da Coréia não demonstrava ser o jogador decisivo de que o Brasil precisava. Contrariou a todos e foi o artilheiro da competição. Ele é destaque do Real Madrid e um dos mais queridos da torcida do time de "galáticos" que poucos títulos ganhou.

Em compensação, no Brasil não vejo muita simpatia por ele. Talvez por ter deixado o Cruzeiro muito cedo e não ter conquistado muita coisa em terra tupiniquim, não ocorre a identificação entre torcida e jogador que deveria existir entre fã e ídolo. Ronaldinho Gaúcho e Robinho me parecem ser muito mais queridos do que ele, mesmo com a pressão da mídia em torná-lo quase um Deus, Cicarellis à parte. Romário, em 94, foi muito mais idolatrado do que Ronaldo em 2002.

Mesmo com toda sua história de vida e sua consagração na Copa da Ásia, o Fenômeno não é o jogador dos sonhos da torcida brasileira. Não sei, pode ser impressão ou uma tentativa mal disfarçada de generalizar a minha opinião sobre o craque. Pra dizer a verdade, no fim das contas, sua popularidade (ou falta de) não importa muito. Quero mais que ele faça muitos gols hoje à noite, contra o Uruguai, em Montevidéu. Seremos gratos, assim como o fomos há três anos.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home