BlogBola

Tentando dar alguma razão à emoção do futebol

15 de mai. de 2005

Viva o futebol carioca

escrito por Raphael Perret @ 23:26

Nas vésperas do campeonato, o must das mesas redondas era fazer prognósticos sobre o Brasileiro. O discurso era o mesmo: Corinthians, São Paulo e Santos favoritos, Cruzeiro e Inter num segundo escalão e Botafogo, Flamengo e Vasco na disputa pra não cair. Admito que eu compartilhava da maioria dessas opiniões (só achava que o Botafogo não faria papel tão feio, e incluía o Fluminense nesse segundo escalão). Mesmo a imprensa carioca era bastante crítica e não perdoava a má campanha dos grandes times no Estadual, reiterando que esperavam o pior neste Brasileiro.

Passadas quatro rodadas, pouco menos de 5% do campeonato, e temos resultados que deixam muitos dos gatos-mestres perplexos. Botafogo e Fluminense líderes com 100% de aproveitamento? Atlético-PR na lanterna com quatro derrotas? Corinthians pertinho da zona de rebaixamento? São Paulo atrás de quatro clubes, incluindo o Juventude? Que campeonato é esse?

O único parâmetro que tínhamos para prever o que aconteceria no início do torneio eram mesmo os resultados dos Estaduais, da Copa do Brasil e da Libertadores, além dos bastidores, que andaram muito agitados no Morumbi e no Parque São Jorge. Difícil crer no início cambaleante de Corinthians e São Paulo.

Acontece que, após os quatro primeiros jogos, vamos deixar de tolices: vitórias de Botafogo e Fluminense, daqui pra frente, não serão mais surpreendentes, porém esperadas. Estão com campanhas regulares, convincentes e acumulam pontos para que, no mínimo, disputem posições mais altas nas rodadas mais à frente.

E, graças à garra do Flamengo, tecnicamente inferior ao Santos, ambos podem comemorar o fato de serem os únicos 100% do Brasileiro.

***

O Fluminense comprova sua qualidade conseguindo, enfim, a liderança do campeonato, deixando o Botafogo pra trás pelo número de gols marcados. Sua campanha não é nem um pouco surpreendente pra quem acompanhou a Taça Rio. São oito vitórias seguidas de um time que demonstra regularidade na defesa, no meio-campo e no ataque. Abel, muito questionado após a vexaminosa campanha do Flamengo no Brasileiro de 2004, mostra sua competência ao arrancar de jovens jogadores o melhor que podem. Parabéns ao tricolor carioca.

E que ninguém questione a supremacia do Flu. Tem sido o melhor time do campeonato, quiçá dos últimos meses.

***

Entre Corinthians e Atlético-PR, apostaria, antes do jogo, nos paulistas. Times que entram em campo com técnico novo costumam dar o máximo de si. E se considerarmos que o Timão tem um elenco superior ao do Furacão, a vitória corintiana seria esperada, mesmo sendo na Arena da Baixada (aliás, não foi lá que o Atlético tomou de 4 do Independiente de Medellín?).

Não deu outra. O Atlético amarga a lanterna do campeonato, com quatro derrotas. Sem reforços, o Furacão não parece ter de onde tirar para sonhar alto no Brasileiro. O time está muito fraco.

***

O Vasco tem um bom ataque. Alex Dias (que golaço!) e Romário, com Marco Brito na reserva, assustam os adversários.

Mas com uma defesa horrorosa e um meio-campo inofensivo, não há time que avance em campeonatos. Continuando assim, o clube de São Januário ainda vai sofrer muitos outros 4 a 1.

***

Nesta semana não acompanhei muito a rodada do Brasileiro. Espero que seja diferente na próxima. Como ela será?

Sábado
Juventude x Paysandu
Paraná x Ponte Preta
Fortaleza x Brasiliense
Fluminense x Coritiba
Goiás x Botafogo

Domingo
Santos x Atlético-MG
São Caetano x Flamengo
Vasco x São Paulo
Cruzeiro x Palmeiras
Corinthians x Figueirense
Atlético-PR x Internacional

Muitos clássicos na próxima rodada. O Vasco recebe o tricolor paulista em São Januário, oq ue já deixa os cruzmaltinos de cabelo em pé: nos últimos sete jogos, três derrotas, duas delas no próprio estádio. Dependendo do resultado no clássico da Libertadores na quarta-feira, o São Paulo pode arrancar uma vitória no Rio. O Cruzeiro quer confirmar o poderio diante de um Palmeiras esquisito, que jogou mal contra o Cerro, perdeu em casa para o insípido Paraná Clube e tem uma partida cáustica contra o tricolor durante a semana. E o Santos precisa vencer o Galo se não quiser ficar atrás da liderança.

Por falar em liderança, o Fluminense deve ter um jogo razoavelmente tranqüilo contra o Coritiba. Mas o Botafogo precisa se cuidar diante do Goiás, sempre perigoso no Serra Dourada. E o Juventude, quarto colocado, deve se dar bem diante do Paysandu, que só conseguiu vencer na quarta rodada.

E o Corinthians, vai se vingar do Figueirense?

2 Comentários:

Em 21:33, Blogger Emerson falou...

O Cruzeiro está ali eliminando de vez o Baraúnas da Copa do Brasil. Será que vamos pra final com o Flu?

 
Em 15:47, Blogger Daniel F. Silva falou...

Tenho a ligeira impressão de que Fluminense e Cruzeiro vão fazer a final da Copa do Brasil. E o Levir Culpi vai, mais uma vez, justificar o apelido de Levice...

 

Postar um comentário

<< Home