BlogBola

Tentando dar alguma razão à emoção do futebol

23 de mai. de 2005

E se fosse no início?

escrito por Raphael Perret @ 12:54

Suponhamos que a rodada do fim de semana tivesse sido a primeira. Os jornais teriam que tirar leite de pedra pra fazer manchetes criativas, já que poucos ou nenhum resultado foi surpreendente, pelo menos em relação aos prognósticos dos analistas às vésperas do início do campeonato.

O Santos ganhou, o Corinthians ganhou, o Cruzeiro ganhou e o Internacional ganhou. Como contraponto, Figueirense, Paysandu e três dos quatro cariocas perderam. Pra destoar do clima "sem surpresas", o favorito São Paulo foi derrotado pelo Vasco da Gama. Mas confiram o retrospecto dos confrontos das duas equipes e verifiquem que o São Paulo perder para o Vasco no Rio não é tão incomum assim.

Os resultados de ontem e anteontem mostram que o campeonato vai entrar nos eixos agora e respeitar as previsões? O Corinthians se arrumou? O Botafogo agora vai descer ladeira abaixo? O Inter volta a brigar pelo título? Sorry, mas ainda é cedo para qualquer aposta.

***

O Fluminense viajou muito nas últimas rodadas, conseguiu ainda assim uma série de oito vitórias consecutivas e agora parece sentir os efeitos da maratona. Com o recesso em função das Eliminatórias e, em seguida, com o fim da Copa do Brasil, o time carioca vai se estabilizar e deve retomar a boa campanha em breve. Melhor para o tricolor, que já conseguiu bons pontos e mesmo com o mau resultado de sábado está na vice-liderança.

***

O Corinthians, queiram ou não, tem um bom elenco. A comparação com o Flamengo de 95 é incongruente. O time do passado tinha três excelentes atacantes (Romário, Sávio e Edmundo), mas o resto dos jogadores era medíocre. Não é o caso do Timão de hoje. Se as arestas forem aparadas com esmero, o Corinthians vai chegar na frente.

***

No mais, o Santos está fazendo seu papel e o tropeço diante do Flamengo foi normal. O mesmo ocorreu com o São Paulo. O Cruzeiro só perdeu para o Fluminense, e nos últimos minutos. O Internacional se recuperou do mau início: venceu três seguidas e já está em sexto.

Início de campeonato é assim mesmo: as variações são muito elásticas. A seqüência fará os times se distanciarem mais e as migrações de posição vão se tornar mais raras. Em contrapartida, acumular pontos é fundamental para uma segurança maior daqui pra frente. O Botafogo, por exemplo, se dá ao luxo de ser goleado por 4 a 0 e manter a terceira posição. Imagine se ocorresse no ano passado, quando o alvinegro levou doze rodadas para conquistar a primeira vitória.

Agora, se o Botafogo jogar daqui pra frente como jogou no Serra Dourada...

***

O Flamengo parece que vai preocupar a torcida menos do que se esperava. O time está jogando com garra. Porém, sem um meio-campo que consiga criar um ataque decente, o rubro-negro continuará sofrendo com a falta de gols, tal qual em 2004.

Jean, Obina e o garoto Bruno se movimentam bem. Mas a bola não chega nunca. Fellype Gabriel às vezes desaparece como oMestre dos Magos do desenho Caverna do Dragão. Jônatas e Caio não conhecem o significado de "tocar a bola", mas entendem bem o que é "prender a bola". E o próprio Jean, que abre nas pontas e recebe a bola com liberdade, corre em direção ao meio-campo e, como se não bastasse, toca a bola pra trás, com objetividade zero.

Somando todas as deficiências do time à violência do São Caetano, o resultado não poderia ser outro: 1 a 0 Azulão.

***

Quando demitiu Cuca, Márcio Braga afirmou que "no Flamengo é assim, perdeu duas, rodou".

Cuidado, Celso Roth!

1 Comentários:

Em 19:04, Blogger Daniel F. Silva falou...

É verdade, nem parece que o campeonato tem 42 rodadas, ficam querendo decidir logo na quinta ou na sexta. Como o pessoal é impaciente!

P.S.: Vi as respostas sobre a proposta de calendário no Golblog FC (www.golblogfc.blogspot.com) e me encarreguei de responder de volta. Vamos continuar o debate, dêem uma visita lá. Um abraço.

 

Postar um comentário

<< Home