BlogBola

Tentando dar alguma razão à emoção do futebol

14 de jun. de 2005

Embolado

escrito por AL-Chaer @ 00:55

AL-©haer

Completadas 7 rodadas, que representam um terço do Primeiro Turno, ou melhor um sexto de toda a caminhada desta longa Competição, o que se pode constatar é que, com exceção de Botafogo (Líder) e Atlético Paranaense (Lanterna), está tudo embolado.

A diferença entre o 2º Colocado (Juventude) e o Penúltimo (Figueirense) é de 9 pontos, ou seja, três vitórias. É óbvio que, se o Figueirense vencer suas próximas três partidas e o Juventude perder seus próximos três jogos, não significa que irão trocar de posição, pois há várias e múltiplas combinações de resultados possíveis nos demais jogos. Ou seja, o Juventude até pode perder seus próximos 3 jogos, que continuaria numa posição intermediária da tabela. Já o Figueirense, se vencer suas próximas 3 partidas, dá um salto significativo, saindo da zona de rebaixamento.

Então, um fator significativo neste início de competição não é a questão técnica, ou tática, pois muitos times ainda estão se definindo, tentando acertar seus esquemas táticos e buscando contratações. Ainda é cedo para cobrar isto das equipes. O fator que mais pesa neste início de competição é o equilíbrio emocional.

Continuemos analisando os exemplos de Juventude e Figueirense. Se o Juventude vier a ter três derrotas nos próximos jogos, não significa que haveria a necessidade de se fazer mudanças drásticas na equipe, mudanças estas que, de costume, começariam pela troca do técnico. Pela posição que o Juventude ocupa, atualmente, um hiato de três jogos sem marcar pontos não abalaria o equilíbrio emocional da equipe. No entanto, para o Figueirense, o equilíbrio emocional é fundamental nesta etapa da competição. Se vencer seus próximos três jogos, a auto-estima de seus jogadores salta lá para cima. Contudo, se ficar mais três jogos sem marcar pontos, então a situação passa a ser delicada.

A conclusão que chegamos é que, mesmo que ainda tenhamos muito campeonato pela frente, jogar contra equipes que estão mais próximas da zona do rebaixamento, ou nesta incômoda posição, configuraria, neste momento, em jogos teoricamente mais difíceis. Difíceis, pois estes times não vão querer se manter nesta situação. Estes times deverão – nas próximas partidas - superar suas deficiências e insucessos iniciais colocando a vontade acima da capacidade técnica ou tática. Somente o equilíbrio emocional poderá calibrara esta dose de vontade.

Então, aquela equipe que entender que há uma maneira de se jogar contra um time que está no topo da tabela, que é diferente daquela de se jogar contra um time que ocupa as últimas posições, terá mais possibilidade de sucesso ao longo da competição. Somente os técnicos observadores e estudiosos terão condições de encontrar este caminho. Há de se criar variações para diferentes situações. Cada jogo é um jogo. Ainda, durante uma partida, há várias maneiras de se jogar. É por isto que eu enalteço aqueles técnicos que conseguem visualizar possibilidades durante uma partida, aqueles que “sabem mexer num time”. São poucos. Talvez, a incompetência esteja não apenas nos técnicos, mas nos jogadores, pois a maioria só sabe jogar de uma maneira. A maioria somente tem inteligência bio-mecânica. Poucos raciocinam. Poucos têm visão espacial e de conjunto. Equilíbrio emocional, então, é raro.

Comecei a falar que o campeonato está embolado e acabei me desgarrando para a questão de equilíbrio emocional.

Ainda não dá para tirar conclusões sobre nenhum dos dois temas.

No ano de 2003, o Goiás amargou 14 rodadas na Zona de rebaixamento, muitas delas na lanterna e, numa reação extraordinária no segundo turno, recuperou-se alcançando uma posição de destaque entre os dez primeiros colocados.

No ano de 2004, o Criciúma foi líder por várias rodadas, manteve-se nas primeiras colocações no início do primeiro turno, mas acabou rebaixado para a Série B.

O que se pode concluir é que, no momento, é preferível ser torcedor do Botafogo do que ser torcedor do Atlético Paranaense.

Por enquanto.

AL-Bra©os

3 Comentários:

Em 22:17, Blogger Emerson falou...

Eu até queria fazer algum comentário... mas depois do meu time empatar com o Juventude... acho que esse ano eu vou começar a acompanhar a fórmula 1 que tá mais divertida. hoje teve até uma "corrida".

 
Em 00:49, Blogger AL-Chaer falou...

Grande EMERSON !!!

Grande Cruzeirense !!!

Esse ano o gALO vai...para a Segundona...he he he

AL-Bra©os
AL-©haer

 
Em 16:44, Anonymous Anônimo falou...

Embolado?

Embolado que conheço é o site...
bem massa aliás, desculpe a propaganda, se não puder pode até apagar =D
mas é que não pude deixar de comentar!!!

www.EMBOLADO.com

A... e o Galo ta na segunda.. nao tem cmo!!!

ahuahuahuhau abração!!!

 

Postar um comentário

<< Home